Rede Municipal de Educação de Araraquara tem 126 alunos na segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que estimula estudo da matemática para revelar talentos.
Os estudantes que realizaram provas, na última semana, conhecerão o resultado final em novembro. Os mais bem colocados, classificados por medalhas, ganharão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) bolsa de 1 ano no Programa de Iniciação Científica Jr.
De ouro
"A participação em programa como o oferecido pela OBMEP, através de uma rede nacional de professores espalhados pelo país, é uma oportunidade de ouro para alunos que estudam na rede pública e que têm interesse pela matemática", afirma a Secretária da Educação, Arary Ferreira.
A bolsa
"Já tivemos alunos que ganharam a bolsa e hoje buscam formação acadêmica na área, depois de interesse despertado no programa. Esse é o objetivo da Olimpíada, motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas", diz Arary.