Okama é Engenheiro e conhecedor do Mangá

Noções Básicas de Mangá.

É uma palavra japonesa que significa: “Histórias em Quadrinhos”. Suas técnicas e composições criadas e eternizadas pelo Mestre Osamu Tezuka são o princípio de todo o universo animado que existe hoje no Japão e no mundo.

Filosofia

O mangá é o meio mais fácil de divulgar a paz, o amor e o respeito pela vida. Sendo assim, este meio deve ser ensinado e utilizado para o bem de todos. E o meio mais acessível para todas as classes sociais, uma vez que todo mundo lê e consome os quadrinhos. Utilizado com objetivos nobres, o mangá pode educar, informar, auxiliar e trazer inúmeros benefícios à sociedade brasileira. Como fez com a japonesa. Após vários estudos sérios, o Governo Japonês concluiu que o mangá tem um enorme poder educativo. Assim, o governo estimula e obriga a leitura dos bons mangás às crianças de todas as escolas.JA – Qual sua formação profissional?

M.M.O – Sou formado em Engenharia, sou desenhista de Mangá, mas também faço quadros, ilustrações e histórias em quadrinhos.

Mangá é a Arte japonesa de História em Quadrinhos, e o termo pode designar desde história em quadrinhos, passando por revistas de histórias em quadrinhos e ilustrações até desenhos animados, que no último caso seriam os Animês.

Atualmente sou professor do Curso de Mangá na Casa da Cultura de Araraquara, que é uma oficina de desenho de história em quadrinhos japonesa e ilustrações orientado para crianças, adolescentes e pessoas interessadas.

Quais os requisitos para ser desenhista?

O fundamental, não só para ser um desenhista mas para qualquer carreira, são a dedicação e a busca de aprimorar o próprio trabalho. Pessoas que tenham talento para desenho, mas não têm dedicação, terminam estagnadas. Outro ponto importante: criatividade e estilo próprio.

De que maneira orienta os alunos?

Eu passo exercícios básicos e, a partir disso, incentivo a criatividade para desenvolver seu próprio estilo. Faço correções e uso exemplos para que tenham referências para trabalhar.

A facilidade de seus alunos é mais no final do trabalho?

O Curso de Mangá é dividido em várias partes, alguns alunos têm facilidade ou preferência para desenho, outros para colorização e pintura. No curso são ensinadas técnicas de desenho e pintura, além de muitas outras para perspectiva e quadrinização. Isso depende muito da pessoa.

Qual o foco mais importante no Mangá?

É transmitir uma mensagem através do desenho. Mangá é uma forma de comunicação entre o Artista e o Público. Pode ser usado para diversão, educação e cultura.

Citando Osamu Tezuka, que é considerado o deus do Mangá no Japão, é preciso criar sempre tendo em mente o ser humano. Os Mangás de Osamu Tezuka são exemplos de vida e reflexão, que divertem e ao mesmo tempo transmitem valores humanos.

Atualmente onde dá suas aulas?

Tenho turmas na Casa da Cultura “Luiz Antonio Martinez Correa” de quinta e sexta das 18 às 20h e aos sábados das 14 às 16h. Inscrições para novas turmas serão abertas provavelmente em Fevereiro próximo e iniciadas em março.

Qual é o perfil de seus alunos?

A maioria é adolescente entre 12 e 16 anos de idade. Mas já tive alunos com mais de 20 anos, e turmas com crianças entre 8 e 12 anos.

Existe aluno que chega no Curso querendo aprender a desenhar da noite para o dia e acaba ficando pouco tempo quando percebe que precisa se esforçar para ter bons resultados.

Tenho alunos esforçados que querem aprender e sempre trazem dúvidas e desenhos para serem avaliados.

O ponto comum é que todos gostam de Mangá.

Como você avalia um bom desenhista?

No caso de alunos, seria através da criatividade, composição, tema e traçado. Para profissionais, seria através do domínio de técnicas.

Quem tem dificuldade para desenhar, pode aprender Mangá?

Eu sempre faço analogia com a escrita, se uma pessoa pode aprender a escrever, consegue desenhar. Da mesma forma que tem pessoas com letra bonita, existem pessoas que desenham bem. Se dedicar, fazer exercícios e assimilar as técnicas, qualquer pessoa escreve sem pensar que a letra O é um círculo e a letra X é formado por duas retas cruzadas. Escrever é algo natural, pelo fato de que a pessoa aprendeu através de exercícios e exemplos. Com desenho ocorre o mesmo, pode parecer difícil no início mas com perseverança se aprende.

Mangá tem muitas interpretações?

O termo Mangá pode ser usado para revista de história em quadrinhos japonesa e chega até o estilo de alguns jogos eletrônicos. Mangá, como Arte, é usado da forma que o artista quer para passar sua mensagem.

No Japão, o Mangá é um fenômeno de massa. Tendo sua produção segmentada para públicos diferentes. Além de mangás educativos e informativos temos o Mangá “Shônen” como tema de esportes, lutas e ação para adolescentes maculinos; “Shôjo” para feminino com romance e drama; “Gekigá” para adulto com temas mais realistas e fortes; “Hentai” para tema erótico. Cada segmento tem suas caracterísitcas próprias. É errado pensar que desenho animado e revistas em quadrinhos sejam apenas para crianças, seria o mesmo que dizer que jogos são apenas para crianças e livros para os adultos.

Mensagem

Siga um sonho para viver. Sem sonhos não se vive plenamente. Quando o sonho se torna real, encontre novos sonhos para seguir.

Serviço:

Curso de Mangá

Oficina de Desenho de História em quadrinhos Japonesa

Prof. Marcelo M. Okama.

Casa da Cultura – “Luiz Antonio Martinez Corrêa”

Rua São Bento, 909 – Centro – CEP 14801-300 – Araraquara/SP

(16) 3322-7390 / 3301-5179

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que será debatido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (10)

Ato cívico marca o 7 de Setembro no Tiro de Guerra

Vôlei feminino sub-19 e sub-21 ganham duelos no Gigantão

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS