Oficinas Culturais nos Museus e na Biblioteca estão com inscrições abertas

0
323
Oficina de Cerâmica Pedro Lorenzetti

Atividades gratuitas oferecem cursos de artes visuais, cerâmica e poesia para jovens e adultos maiores de 14 anos

O programa Oficinas Culturais Municipais abre novamente vagas para as atividades realizadas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara.

As inscrições para oficinas – realizadas da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Oficinas Culturais em parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico – já estão abertas, e os interessados devem realizar a inscrição presencialmente no local onde a oficina será realizada.

Artes visuais, cerâmica e poesia integram a programação, tendo como público alvo: jovens e adultos maiores de 14 anos. É necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço e, em caso de menores de idade, é solicitado o documento do responsável.

As aulas estão previstas para terem início no próximo dia 25 de julho.

Oficinas – Às terças-feiras, na Biblioteca Municipal, será realizada a oficina “Poesia e escrita criativa”, com o educador Bruno Caldeira, no horário das 16h30 às 18 horas.

De acordo com Bruno, “a proposta da oficina é mostrar que todos nós podemos construir um poema e/ou se expressar através da criatividade. É uma oficina para entrar em contato com o nosso eu-escritor e nosso eu-poeta através de ferramentas divertidas, estimulantes e interativas.”

Ele conta que são usadas ferramentas criativas, estímulos sensoriais, além de material audiovisual e imagético. Também, exercícios de desenvolvimento de escrita e referencial teórico servem para inspiração à oficina. “As abordagens são realizadas de modo simplificado e empático, respeitando o tempo e a bagagem cultural do educando. Toda sua experiência de vida será utilizada de forma sensível e criativa para a composição do material poético”, pontua o educador, lembrando que o conteúdo conta com um cronograma de ações e intervenções de cunho artístico-poético com referencial teórico-prático do campo das artes literárias e poéticas.

Já a oficina “Cerâmica”, com o educador Pedro Lorenzetti, será ministrada no Museu Ferroviário, às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Pedro explica que, apesar de ser uma oficina de introdução à cerâmica, a metodologia não está focada necessariamente no aprendizado técnico. “A oficina funciona como um ateliê de artes visuais, com a intenção de criar um ateliê coletivo de tridimensionalidade, onde nós teremos a argila como base de trabalho.”

Técnicas de modelagem, queima de peças, esmaltação estão no programa. Segundo o educador, a cada aula são analisados diferentes tipos de obras e artistas, resultando em uma conversa sobre os trabalhos observados.

Por fim, o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia recebe a oficina “Desenho e estudo da imagem”, com o educador Marcus Braga, às quintas-feiras, das 14h às 16 horas.

Marcus conta que a atividade é uma oficina para estudo das imagens, onde poderá se entrar em contato com diversas técnicas a fim de compor a criação em artes visuais, como: desenho, escultura, colagem, fotografia, direção de arte, escrita criativa e caderno.

“Os participantes serão convidados a elaborarem suas ideias a partir de discussões em grupo, tendo como ponto de partida as movimentações que a oficina desperta”, explica o educador.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Oficinas Culturais Municipais na Biblioteca e nos Museus

Inscrições abertas no local da oficina

–      “Poesia e escrita criativa”, com Bruno Caldeira

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro / fone: 3332-0777)

Dia e horário: às terças-feiras, das 16h30 às 18 horas

–     “Cerâmica”, com Pedro Lorenzetti

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro / antiga estação ferroviária – fone: 3332-3739)

Dia e horário: às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30

–     “Desenho e estudo da imagem”, com Marcus Braga

Local: MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro – fone: 3332-4933)

Dia e horário: às quintas-feiras, das 14h às 16 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.