Oficina de Berimbau Ecológico une esporte e meio ambiente no Parque do Basalto 

0
386

A atividade integra o Programa Jovens do Futuro – Modalidade Capoeira que atende crianças e jovens da Legião da Boa Vontade (LBV)

Nesta terça-feira (03), foram realizadas oficinas de “Berimbau Ecológico”, no Centro Municipal de Educação Ambiental, localizado no Parque Natural Municipal do Basalto. A atividade integra o “Programa Jovens do Futuro – Modalidade Capoeira”, uma iniciativa da Favorita Cultura e Esporte, em parceria com a Associação Estrela do Bonfim, chancelado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Contando com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e da Legião da Boa Vontade (LBV), além do patrocínio da empresa Cutrale, o projeto tem como objetivo oferecer a iniciação esportiva na modalidade capoeira, gratuitamente, para crianças e jovens do município.

Com o intuito de promover a inclusão social e proporcionar uma formação integral dos participantes, o projeto atende 125 crianças e jovens entre 6 e 14 anos, no contra turno escolar. As aulas já estão em pleno andamento, ocorrendo às terças e quintas-feiras, na sede da LBV, situada na Avenida Poe. Carlos Drumond de Andrade, número 791, na Vila Suconasa.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, ressaltou que o projeto tem como objetivo, não apenas promover a prática esportiva, mas também contribuir para o desenvolvimento social dos beneficiários, fornecendo materiais apropriados para a prática da capoeira. “O projeto é uma parceria entre setores públicos, privados e organizações da sociedade civil, que juntos têm proporcionado uma oportunidade única para que essas crianças e jovens possam se desenvolver de forma integral e promissora”, defende.

O professor responsável pelo Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA), Alexandre Ferrari, destacou que, além de trabalhar a questão da corporalidade, da amizade e do companheirismo dos alunos, através da capoeira, o projeto também aborda questões ambientais, por meio da oficina de “Berimbau Ecológico”.

“Ao mesmo tempo está sendo trabalhada a questão ambiental, que é o mestre Zezinho trabalhando na confecção do Berimbau Ecológico e das educadoras da LBV conversando com os alunos sobre meio ambiente, sobre materiais reciclados, separação de lixo, sobre coleta seletiva. Isso é fabuloso”, afirma.

O professor responsável pelo ensino da Capoeira, José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, reforçou que a participação das crianças e jovens está excelente. “A modalidade capoeira é cativante, pela musicalidade, os instrumentos, as histórias, isso cativa muito as crianças, jovens e adolescentes”, avalia ele.

Mestre Zezinho reforça que a ideia da oficina é conscientizar as crianças e jovens sobre a questão do meio ambiente e descarte correto de resíduos. “A gente faz a transformação de uma garrafa pet que pode ser usada no lugar da cabaça, e o cano de pvc no lugar da madeira. Fazendo desse jeito, estamos economizando recursos naturais e dando uma destinação correta para os resíduos”.

O coordenador do projeto, Leonardo Costa, salientou que o projeto está tendo muito êxito na cidade. “Estamos muito felizes com o trabalho e hoje foi um dia de muita alegria aqui no Basalto, trazendo a oficina de Berimbau Ecológico, que tem tudo a ver com a sustentabilidade”, reforçou.

Para a gestora administrativa da unidade da LBV em Araraquara, Diana Oliveira, o projeto é extremamente importante, por levar o esporte para a vida das crianças, possibilitando outras alternativas, além daquelas que elas já possuem no dia a dia.

“Além disso, trabalha essa temática de cuidado com o meio ambiente, de trazer essa reflexão que as coisas podem e devem ser recicladas, porque nós estamos no mundo, vivendo em sociedade e precisamos aprender a cuidar do planeta que é a nossa casa”, concluiu ela.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.