Obesidade aumenta risco de câncer, alerta oncologista

0
303
Foto: Freepik

A obesidade aumenta em aproximadamente 30% os riscos de câncer e está relacionada a 13 tipos de tumores oncológicos como os do trato gastrointestinal, ovário, tiroide, entre outros. “Alcançar o peso ideal deve ser uma meta para melhorar a qualidade de vida e reduzir significativamente os riscos de um diagnóstico de câncer”, orienta o médico Ramon Andrade de Mello.

O estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2019, mostra que a obesidade passou de 11,8% da população brasileira, em 2006, para 20,3%, em 2019, uma alta de 72%. O excesso de peso é registrado em 55,4% dos brasileiros.

O oncologista explica que o tecido gorduroso amplia a produção do hormônio estrogênio nas pessoas obesas e pode estar relacionado a um estado inflamatório sistêmico no indivíduo: “Nas mulheres, ele favorece o aparecimento de tumores como os de mama e endométrio. Além disso, câncer de esôfago, intestino, reto, rins e pâncreas são frequentemente relacionados à obesidade”.

Ramon de Mello ressalta a importância de mudanças de hábitos como forma de prevenir as doenças oncológicas. Segundo ele, a prática de exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana, com 60 minutos de duração por dia, ajuda a evitar o sedentarismo. “Uma caminhada no começou ou final do dia e até dispensar o elevador são medidas que os pacientes podem adotar no cotidiano”.

Uma alimentação saudável, rica em produtos in natura, é outra medida preventiva contra os tumores oncológicos. “Evite a ingestão de alimentos com excesso de sal, condimentados, defumados e gordurosos, bem como os ultraprocessados. Alguns alimentos ajudam no emagrecimento, como o brócolis. A maçã, por exemplo, contribui para a digestão”, detalha o oncologista.

Confira mais informações sobre o tema no site https://ramondemello.com.br/ (Ex-Libris Comunicação Integrada – Edmir Nogueira – – [email protected]  – Marco Berringer – – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.