São muitas as manifestações de AE em favor da sobriedade acontecendo todos os anos na Semana Nacional Anti-Drogas. E para motivar aos grupos, neste ano, organizamos alguns tópicos que mostram a aplicação do Amor-Exigente em toda comunidade, especificamente nos grupos familiares que vivenciam diversas situações. Vale ainda lembrar que existem vários grupos de apoio, mas o único destinado à família é o AMOR-EXIGENTE.
Amor-Exigente na Prevenção Primária ou Universal: Engloba a família como um todo, ou seja, trabalha-se a prevenção à experimentação e ao uso das drogas e promove qualidade de vida para todo o núcleo familiar – avós, pais, filhos, netos, empregados domésticos, enfim todos que compõe a macrofamília.
Amor-Exigente na Prevenção Secundária ou Prevenção Seletiva: Trabalha-se para que aconteçam mudanças de comportamento na família. Essas mudanças resultam no comportamento dos filhos que, também passam por mudanças comportamentais ou solicitam apoio ao tratamento.
Amor-Exigente na Prevenção Terciária ou Prevenção Indicada: Sobretudo, trabalha-se com a família o preparo e o apoio para a Reinserção Social e a Prevenção à Recaída.
Pedimos, nesta Semana Nacional Anti-Drogas, o apoio de toda a sociedade para efetivação dessa proposta. Os grupos de todo o Brasil, assim como os de fora do país, devem aproveitar todos os espaços da mídia para fazer, com que a comunidade onde estão inseridos, conheçam um programa que realmente dá certo.
(Texto publicado no Informativo FEBRAE, edição n 105, mês de Junho).