Texto: Sônia Braga Urbano
Natal, representação de solidariedade, alegria, amizade, amor.
Sentimentos que o nosso mestre Jesus deixou como exemplo, através de seus ensinamentos e nesta época celebramos e comemoramos o seu aniversário. Neste caso eu levanto a seguinte reflexão: o que nos faz sentir tanta ansiedade, cansaço, stress e até depressão, todos os anos nas vésperas de Natal?
Reflito a hipótese que tais sentimentos nobres e profundos, ainda estão distantes da psiqué humana.
Nesta época, e somente nesta época, todos correm a pensar nos presentes e nas festas de final de ano. As lojas ficam superlotadas e os gastos ficam acima das possibilidades.
Há os que sofrem por completa falta de dinheiro, por desemprego e salários muito baixos e se deprimem, por não conseguirem atender as exigências sociais, sem falar a questão da carência e sentimento de solidão que a necessidade de TER provoca.
Todos os anos existe natal e sempre a história se repete.
Parece que existe uma falha no sistema cerebral, que não registra a experiência para não repeti-la.
Neste caso o que fazer para amenizar tal sofrimento?
Proponho treinarmos solidariedade desde o inicio do ano. Os desempregados, as pessoas de baixa-renda e também aos que amam treinar a criatividade, que iniciem planejar os presentes de natal em setembro e planejem tudo aquilo que gostariam que acontecesse nas festas de dezembro, desde o meio do ano.
Um fato curioso acontece, você muda totalmente as imagens mentais de sua cabeça. De pessoa carente, sem dinheiro para dar presentes, passa a ser um indivíduo motivado, próspero e solidário… pode crer.
Ora, se antes era o pobre patinho feio estressado, agora passará a ser o cisne, bem-sucedido e bem dotado, pois será o Papai Noel da família que distribuirá presentes, carregados de amor, pois confeccionados por suas mãos e sua energia, ou ainda terá escolhido os presentes calmamente, bem personalizados, pensando em cada pessoa a ser presenteada especialmente com antecedência.
Sair da condição de vítima e coitado, é fundamental para o sucesso no próximo ano. Planejar melhor do que este ano, criar na imagem mental muitas outras possibilidades, de maior alegria e amor.
Desejo a todos um Natal de paz, afinal o aniversariante não pede este desgaste todo de ninguém, pede apenas que amemos uns aos outros.
Podemos nessa Noite de Natal, evocar o espirito de solidariedade e amor em nossos sentimentos e sobretudo agradecer a oportunidade desta vida.
Beijos no coração…