O que fazer para começar o ano empregado

0
267

Especialista da Luandre lista as principais dicas para quem quer se recolocar no mercado de trabalho

Conseguir um emprego e dar um salto na vida profissional são alguns dos destaques nas listas de metas em todo início de ano. E o cenário é favorável para quem está em busca de recolocação profissional, em janeiro.

Segundo números mais recentes divulgados pelo Caged(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o mercado de trabalho dá sinais de recuperação, tendo fechado novembro de 2022 com saldo positivo de 135 mil empregos formais – foi o 11º mês consecutivo com saldo positivo. Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, atualmente há mais de 3700 vagas disponíveis em todo o país.

“É um mito que o ano só começa após o carnaval. Após um fim de 2022 movimentado com Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que estimulam as contratações temporárias, a empresa segue com muitas oportunidades em diversos setores”, explica Larissa Gonçalves, gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre.

Para conseguir um emprego neste início de ano, a especialista dá dicas para os candidatos otimizarem o tempo e saberem por onde começar.

Traçar uma rota

Cada empresa busca um perfil de profissional diferente, muitas vezes para uma é mais importante a formação e para outra, que anuncia o mesmo cargo, é preferível a experiência do candidato na função.

“Indicamos que o candidato esteja atento à exigência da vaga e tenha os requisitos necessários. Muitas vezes o profissional tem o perfil para uma vaga que exige menos requisitos do que os apresentados no CV, por isso, é importante ficar atento às exigências do cargo e fazer uma real avaliação de sua formação e experiência”, afirma Larissa.

Disponibilidade

Para uma rápida recolocação no mercado de trabalho, a especialista comenta que os candidatos precisam ter flexibilidade e disponibilidade de horário. “Em alguns segmentos, existem oportunidades para até três turnos de trabalho. Aquele que tem mais disponibilidade se destaca e pode se recolocar mais rapidamente”, afirma.

Tecnologia como aliada

O cadastro on-line de currículo e o uso de redes sociais corporativas, como o LinkedIn, são os indicados pela especialista para iniciar as buscas. No cadastro online o candidato tem acesso imediato às inscrições e ao status dos processos seletivos. É assim no site da Luandre: candidato.luandre.com.br

Já o LinkedIn é a principal rede social quando o assunto é carreira. “Lembramos que o profissional deve manter sempre atualizadas suas informações por lá e no site em que se candidata, especialmente os contatos, email e telefone”, explica Larissa.

Fortaleça o networking

A especialista reforça que, além de procurar pelo novo emprego em consultorias, sites e redes sociais, uma boa alternativa para uma recolocação rápida é fazer com que ex-colegas, família e amigos saibam da sua busca.

“Muitas vezes um conhecido pode saber de alguma oportunidade que a empresa não tornou pública e possa fazer a indicação”, conclui.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Realiza também atendimento à distância em todo o país. (Engaje! Comunicação – Bruna Nunes Marchesano – [email protected])

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.