Edinho Silva recebeu a reportagem do JA, na manhã dessa quinta-feira (21), para um bate-papo rápido, em termos nacionais, e demorado sobre a vitalidade de Araraquara. Mostrou sua satisfação em participar desta nova realidade político-administrativa, afirmando que seus planos precisam de mais 4 anos para alavancar o progresso da cidade, interagindo com a região. Sua auto-estima está alavancada pelo sucesso de empreitadas corajosas e prestígio junto aos mandatários do PT, especialmente o presidente Lula da Silva.
Cita três vertentes do mandato de 32 meses: 47 projetos sociais, aquisição dos pavilhões da Facira e municipalização do patrimônio da AFE que, juntamente com o Gigantão, se apresentam como o maior centro de eventos do interior. “É o nosso Anhembi”, assevera com a consciência feliz e ansiedade por realizar “muito mais”.
Edinho constrói uma administração que será inserida na galeria das principais obras administrativas. Tem calor humano, pés no chão, vontade de servir a sua gente que testemunhou sua trajetória enquanto cidadão que adora fazer a hora, sem esperar acontecer.
Jornal de Araraquara- Quando o país sai do círculo vicioso e adentra ao virtuoso?
Prefeito Edinho Silva- Acredito que o Governo está no caminho certo, as principais prioridades estão sendo enfrentadas e há planos em cima dos problemas para uma solução que permita a inclusão social. Um jeito de também acelerar o desejado desenvolvimento. O Governo supera a primeira fase que significou conter inflação, reduzir o preço do dólar e recuperar a credibilidade internacional. Tem mostrado que é um governo detentor de propostas de mudança e aprova reformas para garantir a governabilidade. Esses desafios foram vencidos e sinaliza, agora, para implantar sua proposta de retomada do desenvolvimento e inclusão de uma grande massa de famílias, gerando renda e paz.
Estou confiante no ano de 2004 para o Governo Lula.
No Programa Fome Zero quem deu mais: Cutrale (4 milhões) ou Sindicato dos Metalúrgicos (16 mil?)
Acredito que os dois deram uma parcela igual, dentro de sua realidade. O sindicato deu parte do suor dos trabalhadores e o empresário doou uma parte de sua capacidade produtiva. Deram, no entanto, grande mostra de solidariedade, exemplar mesmo.
Fale sobre o momento especial e festivo de Araraquara
Nos meus 38 anos de vida, 33 só de Araraquara, poço afirmar que este é o melhor momento de sua história recente. Estamos, com a somatória de esforços, espelhando nossa capacidade de reagir à crise. Um pólo atrativo, com muitos investidores. Temos o privilégio de criar e não exagero ao afirmar que Araraquara, em termos de desenvolvimento sem perder a qualidade de vida, é a bola da vez.
Qual seria o maior desafio desta cidade-aniversariante?
Justamente crescer, batalhar por oportunidade aos trabalhadores e empresários, enfim, buscar o desenvolvimento sem perder essa qualidade de vida a que me referi.
Saldo de seus 32 meses de mandato
Tenho certeza que é positivo, considerando inclusive a crise que também foi vivenciada em nossa região. O nosso mandato tem três marcas evidentes: os 47 projetos de inclusão social como fruto de relações democráticas e intensa solidariedade; compra dos pavilhões da Facira e aquisição do patrimônio da Ferroviária. Vamos recuperar o time de tantas glórias e garantir aquela área que, somada ao Gigantão e pavilhões da Facira se constituirão no maior centro de eventos do interior do Estado de São Paulo. Afinal, são 60 mil m2 de área coberta, o que é espetacular. É o nosso Anhembi que deverá agitar a vida da região de Araraquara durante todo o ano.
Mensagem de fé
Vamos falar muito, ainda, sobre a nossa Araraquara. Temos que reconhecer a existência de problemas que, certamente, serão solucionados. A queda de arrecadação é uma pedra que, com criatividade e coragem, deverá ser removida. Quero salientar que sou feliz nesta terra, trabalhando por nossa gente. Sinto uma felicidade grande em ser o prefeito que trabalha, com apoio da maioria, com a certeza de dar o máximo para honrar o mandato. Com fé, vamos vencer. Meu abraço a todos que ajudam a construir uma cidade melhor. Parabéns!