O Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio) tem pelo menos um bom motivo para avaliar de forma positiva a situação do setor local. Enquanto o país atravessa uma recessão econômica que causa demissões em vários setores, o número de postos de serviço no comércio de Araraquara mantém-se estável, segundo levantamento da instituição.
Segundo o Sincomércio, em março deste ano havia 9.521 postos de serviço ocupados na cidade, 5 postos a mais que em janeiro e 7,5% a mais que no mesmo período do ano passado. Março foi o último mês a entrar no levantamento nesse item. Já o número de empregados demitidos nos seis primeiros meses deste ano somam 1127 contra 1081 do mesmo período do ano passado. A diferença de apenas 4,2%, menor que o nível de postos de serviço ocupados, é considerada inexpressiva pelo presidente do Sincomércio, Ivo Dall’Acqua. “Não podemos nem devemos comemorar sob o risco de nos acomodarmos, mas essa situação demonstra que nosso comércio é sólido e resistente a crises”, avalia Ivo.
Em 2002, o comércio foi o único setor de Araraquara a fechar o ano com índice crescente de variação no número de empregados com carteira assinada. O ano que começou com pouco mais de 8 mil postos de serviço fechou com 9.156.