Nutricionistas alertam para piores e melhores dietas

0
454
Concept healthy food and sports lifestyle. Vegetarian lunch. Healthy breakfast. Proper nutrition. Top view. Flat lay.

Profa. Ms. Fernanda Galante, coordenadora do curso de Nutrição e profa. Cinthia Perine da Cruzeiro do Sul Virtual, explicam quais os melhores passos no processo de emagrecimento

Entre as promessas mais recorrentes da população, com certeza está a perda de peso. Mas muitas pessoas se perdem na melhor forma de realizar essa mudança de hábito, seja na alimentação ou com exercícios físicos, muitas acabam seguindo pelo processo mais rápido, ou entram nas ciladas das dietas de internet. Mas afinal, qual a melhor estratégia para emagrecer? Quais são as piores e melhores dietas a se seguir?

Segundo as professoras de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, Fernanda Galante e Cinthia Perine, no processo de emagrecimento, as piores dietas são aquelas que acontecem sem acompanhamento nutricional consciente, ou seja, aquelas que as pessoas seguem porque alguma celebridade fez ou pesquisou na internet e encontrou as dietas que prometem perda de peso em poucos dias. Outro item perigoso usado por muitos são os produtos “milagrosos”.

“A melhor forma de emagrecer saudável é com orientação do nutricionista, assim o profissional montará um plano alimentar em conjunto com o paciente de acordo com suas escolhas, dificuldades e intolerâncias alimentares, pensando na mudança de hábito para sua vida, evitando dietas rígidas com inúmeras restrições, pois em algum momento existe uma grande chance do reganho de peso se não houver uma conscientização da relação emoção x comportamento alimentar x reeducação alimentar”, explicam as nutricionistas.

Fernanda e Cinthia alertam também para as dietas sem carboidrato. “Não se deve orientar o paciente a realizar esse processo de emagrecimento como a única forma de resultado. O plano alimentar deve ser baseado no diagnóstico nutricional de cada caso específico, com avaliação dos hábitos do paciente, sinais e sintomas, resultados de exames bioquímicos, e a maneira como este indivíduo encara seus desafios. Além disso, antes de tudo ter uma postura empática e de escuta ativa, ao invés de ter um comportamento punitivo e de autoridade”, ressaltam.

De acordo com as especialistas, entre os maiores mitos e ciladas que as pessoas caem nas dietas são: “Se não comer carboidrato vou emagrecer”, “Se fizer dieta low carb vou emagrecer”, “Se fizer dieta Detox vou emagrecer”, “Consumir mais gordura e proteína me fará emagrecer”, “Fazer jejum me fará emagrecer”.

Não se pode seguir por essas dietas milagrosas, é necessário pensar em hábitos sustentáveis e com consciência, apontam Fernanda e Cinthia. E para isso, as nutricionistas orientam que a melhor forma de fazer uma alimentação eficaz e benéfica a saúde é comendo de tudo, mas com atenção às porções, e observando tudo o que envolve este processo, como: emoções, tédio, frustração, tristeza, raiva e autopunição, estes pontos também são importantes de serem detectadas nos momentos da alimentação.

Outros grandes aliados da reeducação alimentar são incluir mais alimentos ao invés de pensar apenas em excluir, descascar mais e desembalar menos, incluir alimentos in natura, dar grande importância para mastigação, reduzir alimentos processados, e seguir as orientações de acordo com seu nutricionista.

Confira mais algumas dicas das professoras para um emagrecimento saudável:

  • Alimentos ricos em carboidrato, preferencialmente de índice glicêmico mais baixo: arroz cateto integral, quinoa grão, inhame, batata doce;
  • Alimentos ricos em gorduras boas: abacate, avocado, azeite, castanhas em geral;
  • Comer proteínas de boa qualidade: peixes geral;
  • Reduzir embutidos e gorduras saturadas: bacon, presunto, salame, linguiça, salsicha etc;
  • Aumentar o consumo de água;
  • Comer pelo menos 3 frutas ao dia;
  • Incluir vegetais verdes escuros diariamente;
  • Incluir chás feitos com plantas medicinais;
  • Incluir cereais integrais tais como: aveia, farelos e farinhas ricas em fibras para serem consumidos no dia a dia (sendo incluídos em receitas ou consumidos com frutas etc);
  • Incluir temperos naturais;
  • Reduzir o consumo de frutose presente em caldas, geleias de baixa qualidade e sucos prontos.

Por fim, as professoras de nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, destacam que a consulta com um nutricionista é indispensável para adequar as orientações de alimentação de acordo com cada caso. “Além da alimentação, é interessante alinhar esse processo de emagrecimento com a prática de atividade física, um psicólogo para trabalhar questões mais desafiadoras e médicos para avaliação dos riscos à saúde do paciente relacionados à presença de obesidade”, concluem.

Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de 1.250 polos espalhados pelo país e dois no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância. A marca possui mais de 220 mil alunos e pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br (XCOM Agência de Comunicação Cruzeiro do Sul Virtual – Xcom – Gabrielle Alvares – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.