Novos guardas municipais passam por formação para a Defesa Civil

0
336

Quatro novos integrantes passam por capacitação específica voltada para a Operação Chuvas de Verão

A Guarda Civil Municipal de Araraquara passou a contar com 24 novos integrantes que se formaram em solenidade realizada na noite da última segunda-feira (25), no Centro Internacional de Convenção, e passaram a compor o efetivo da corporação, que soma agora 99 membros. Quatro dos novos guardas foram designados para atuar na Gerência de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, por isso estão passando, nessas próximas duas semanas, por um treinamento específico nesse segmento.
Por enquanto, os guardas realizaram dois treinamentos, sendo um no Corpo de Bombeiros de Araraquara e outro nesta quarta-feira (27), quando participaram de uma oficina voltada para ações realizadas durante temporais comuns no verão, em uma preparação realizada na cidade de em Itatiba-SP e promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Agora, o treinamento desses guardas terá sequência em Araraquara.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, explica que os guardas estão sendo preparados para lidar com as ações típicas da Defesa Civil na cidade. “Agora nós vamos elaborar o plano Operação Chuvas de Verão, por isso esse treinamento é direcionado para a capacitação deles no enfrentamento dessa fase onde vamos enfrentar problemas com chuvas. Eles também se tornarão o embrião das brigadas de incêndio que pretendemos implementar também no transcorrer do ano que vem para o enfrentamento da época mais seca do ano e que mais propaga incêndios. Vamos estar com esse efetivo capacitado para isso”, esclareceu.
Ao final da preparação, os guardas estarão prontos para auxiliar a Defesa Civil no desenvolvimento de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos para restabelecer a normalidade social. “Após o treinamento, os guardas atuarão em escalas de revezamento sob a supervisão da Gerência de Proteção e Defesa Civil e vão iniciar os trabalhos do dia a dia”, completou o secretário.
Os novos guardas concluíram processo de seleção iniciado com cerca de 3.500 inscritos no Concurso Público 004/2019. Eles passaram pelo curso de formação, com duração de 528 horas, que teve parceria com a Escola de Governo do Município de Araraquara, a 5ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Araraquara e outras instituições.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.