NOVO ENSINO MÉDIO

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Secretaria da Educação do Estado dá sequência para implementar o Novo Ensino Médio. A programação, sobre a proposta, começa neste ano com estudantes da primeira série.

Dirigentes, supervisores, diretores do núcleo pedagógico e outros profissionais de todas as 91 Diretorias de Ensino (DEs), nesta semana, debateram sobre o tema no Memorial da América Latina, na capital paulista. Foram abordados, dentre vários pontos, legislação, histórico de diálogos com estudantes e professores, benefícios para acesso ao ensino superior, carga horária, itinerários formativos, cronograma e manifestação de interesse.
O Novo Ensino Médio aproxima os estudantes das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, por meio de um currículo mais flexível. A proposta considera, em especial, três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, a valorização da aprendizagem com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de direitos de aprendizagem comuns.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO
Foi comentada pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares: “ensino médio tem que ir além de preparar para o vestibular. Precisamos, enquanto rede, incentivar novos olhares, percepções, aptidões individuais em toda a trajetória de aprendizagem dos estudantes”, declarou.
Em 2018, Rossieli, então ministro da Educação, foi o responsável pela homologação da etapa do ensino médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda sobre o ensino superior, recente escuta realizada junto aos estudantes apontou que “preparação para o vestibular” foi a terceira preferência estudantil (21,8%), atrás de “estudar as disciplinas que mais gosta” (33,2%) e “ingresso no mundo do trabalho” (59,8%).

“SONHOS EM MOVIMENTO”
Presente na formação, Maria Beatriz Oliveira, dirigente em São José dos Campos, analisa o Novo Ensino Médio como “um marco para a educação brasileira”. Ela destacou o papel dos itinerários formativos, que possibilitam os alunos aprofundarem conhecimentos, conforme seus interesses, e a força do componente Projeto de Vida.

 

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