NOTA DE REPÚDIO SOBRE INJÚRIA RACIAL OCORRIDA NO CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR FEMININO DE HANDEBOL EM SOROCABA

0
326

A Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e a Fundesport Araraquara repudiam veementemente a injúria racial proferida pelos árbitros Adriano Alves Rocha e Zaine Roberto durante o Campeonato Brasileiro Júnior de Handebol, que ocorre em Sorocaba, no período de 14 a 18 de setembro.
De forma racista e preconceituosa, eles ofenderam o técnico da equipe feminina araraquarense Robison Francisco dos Santos com xingamentos e várias insinuações de caráter racista. A Prefeitura repudia ainda a forma como as jogadoras de handebol foram igualmente maltratadas e ofendidas, vítimas de uma cultura machista.
A Coordenadoria e o Centro Afro, bem como a Fundesport, ratificam que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas para que não haja impunidade. Não pouparemos esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que tentem ofuscar a luta de cidadãos e cidadãs que só querem ter o direito de viver em paz.
Solidarizamo-nos com o técnico Robison, com as demais jogadoras e com todas as pessoas que são inevitavelmente atingidas cada vez que um episódio como esse acontece.
É com um enfrentamento sério ao racismo e a toda e qualquer forma de discriminação que conseguiremos uma sociedade em que fatos como este não mais ocorram. Estaremos alerta na defesa dos direitos pela vida.

Coordenadoria Étnico-Racial e Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”
Fundesport Araraquara
Prefeitura de Araraquara

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.