Nota da Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara

0
24
Foto: ACidadeOn

A Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara, que tem como objetivo tornar permanentes as discussões sobre o combate ao racismo na cidade de Araraquara, vem por meio da presente repudiar o ato racista direcionado às proprietárias do estabelecimento comercial de natureza salão de beleza localizado na Rua Humaitá, região central de Araraquara, no dia 31 de dezembro de 2021.

Na data citada, o portão de acesso ao salão de beleza foi pichado com ofensas de cunho racista. Em meados de 2021, o salão já havia sido alvo de outras ofensas de mesma natureza, qual seja, racista.

Os ataques racistas vêm ocorrendo desde que as proprietárias do salão de beleza instalaram um outdoor em frente ao estabelecimento, no qual quatro mulheres são retratadas. A ideia era contemplar toda a diversidade e beleza feminina e, assim, uma das mulheres retratadas no mural era negra.

A Frente Parlamentar Antirracista vem a público manifestar todo o seu apoio às proprietárias do salão de beleza alvo dos ataques e ofensas racistas, bem como, e com ênfase, à mulher negra especificamente alvo dos insultos.

O princípio da dignidade da pessoa humana, comum de toda a Constituição Federal de 1988, norteia todo o arcabouço normativo brasileiro. Nesse ínterim, o artigo 3º da Carta Magna traz, em sua essência, como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e promover o bem de todos, sem preconceito de raça.

Desse modo, qualquer ato de cunho racista, seja por qualquer meio, não pode ser admitido, e precisa ser noticiado à autoridade policial, a priori numa Delegacia de Polícia Civil. Também o Município de Araraquara possui uma rede de proteção e apoio a pessoas vítimas de ataques racistas.

Consciência e ação devem pautar os trabalhos desta Frente Parlamentar, que demarcará na Câmara de Araraquara um trabalho combativo, sem admitir nenhum retrocesso contra os direitos da população negra, com o objetivo de eliminar o racismo estrutural e institucional historicamente presente na sociedade.

A Frente Parlamentar Antirracista é composta pela vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB). O documento é assinado também pela vereadora Fabi Virgílio (PT). (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

Deixe uma resposta