Lendárias histórias brasileiras sobre mitos das águas representadas pela atriz Verônica Lobo e com a participação de Raissa Delarissa, ôHistórias que as águas trazemõ voltam ao SESC Araraquara. A apresentação é única e está marcada para este domingo (5), às 11 horas.
Verônica agradou como Iara, a Mãe D Água, em setembro, quando participou do projeto Contação e foi vista por centenas de crianças em uma semana de apresentações. Não é para menos: com um figurino exuberante, e contando histórias como a do Boto Rosa, em que as crianças até participam da trama, a atriz se esmera em mostrar todo o encanto das histórias das águas brasileiras.
No começo da contação, Verônica utiliza objetos para representar a história do índio Jaguarari, que se apaixona pela Iara e vai viver com ela. Depois a própria atriz encarna a Iara, que conta outras histórias ligadas às águas.
A primeira delas é a de como Tupã criou a noite e o dia, separando a Lua e o Sol, que no início de tudo eram amantes. A Lua, de tanto chorar, derramou lágrimas sobre o mar, que muito irritado expulsou aquela água doce, origem do imenso rio Amazonas.
É às margens desse rio que ocorre a outra história, a do Boto Rosa. Nesse momento, algumas crianças são convidadas a representarem o boto, a moça que ele tenta seduzir e o próprio rio, ao som do acordeon de Raissa. A artista prossegue tocando uma música regional gaúcha e faz fundo à tocante história do Negrinho do Pastoreio, um escravo que, após muitos sofrimentos, é salvo por Nossa Senhora.
A contação é enriquecida por recursos visuais cheios de simbolismos como velas, uma lamparina que representa o sol e um aquário que representa a lua, além de uma cuidadosa sonoplastia, também de Raissa Delarissa. (Vivian de Moraes)
Serviço
Contação: “Histórias que as Águas Trazem”
5/1, domingo, às 11
Grátis (matriculados)
R$ 2,00 (não-matriculados)
Verão terá clínicas
Quem nunca jogou biribol, uma espécie de vôlei na água, agora tem a oportunidade de tomar contato com essa modalidade esportiva, desde que seja matriculado no SESC. Além das clínicas, que acontecem entre os dias 7 e 10 na unidade, haverá um torneio e um jogo exibição entre as seleções de Araraquara e Taquaritinga. Os eventos fazem parte do programa SESC Verão Caia nesta Rede.
Nas clínicas, que acontecem durante a semana, os participantes aprenderão os fundamentos do biribol. No sábado, dia 11, um torneio permitirá aos seus participantes pôr em prática o que aprenderam entre si e com outros inscritos.
A programação de biribol se encerra no dia 12, domingo, com o amistoso entre Araraquara e Taquaritinga.
As piscinas de biribol do SESC Araraquara estão abertas para uso dos matriculados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3301-7500.