No Dia Mundial do Meio Ambiente, GAEMA divulga números dos primeiros meses de 2023

0
546
Grupo do MPSP instaurou 3.507 procedimentos de janeiro a maio
No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) divulgou números que explicitam a importância do trabalho desenvolvido pelo braço do MPSP dedicado a identificar, prevenir e reprimir as atividades causadoras de degradação ambiental no Estado de São Paulo. 

Só nos primeiros meses de 2023, o GAEMA, que tem entre seus objetivos também fomentar a mobilização das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente com o objetivo de viabilizar uma atuação integrada em relação a todos os temas regionais, instaurou 3.507 procedimentos, sendo 1.911 ações civis públicas, 888 inquéritos civis, 585 procedimentos administrativos de acompanhamento e 19 notícias de fato. Dividido em 11 núcleos que levam em conta as bacias ou sub-bacias hidrográficas paulistas, o GAEMA recebeu ainda, de janeiro a maio deste ano, 46 representações e 43 peças de informação em notícias de fato.

Mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e prevenção a incêndios florestais estão entre as prioridades definidas pelo GAEMA, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível), para 2023. Entre outros temas assentados como fundamentais para a atuação estratégica do grupo igualmente estão o trabalho integrado no Litoral Norte, o combate à ocupação irregular de áreas protegidas, a implementação do Código Florestal e a universalização na distribuição de água.

Os 11 núcleos do GAEMA (Paraíba do Sul, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, Ribeirão Preto-Pardo, Pontal do Paranapanema, Médio Paranapanema, Cabeceiras, PCJ Campinas, PCJ Piracicaba e Tietê-Sorocaba) cobrem o total de 254 municípios, beneficiando mais de 22 milhões de pessoas ou 50,2% da população estadual. O décimo-segundo núcleo, PCJ Atibaia, já foi criado e está em fase de implementação. Ele terá competência para atuar em 13 cidades do interior.
(Núcleo de Comunicação Social)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.