O Sincomercio de Araraquara tem a movimentação econômica em diversos setores varejistas, a fim de permitir a construção de estratégias no contexto da realidade.
O índice do Pequeno Varejo (IPV), apresentado quinta-feira25) no Sincomércio de Araraquara, mostra as variações no faturamento, na folha de pagamento e no número de empregados de alguns estabelecimentos. Os dados serão colhidos por meio de entrevistas mensais com empresas escolhidas aleatoriamente.
Esse é o primeiro IPV no interior e passará a ser divulgado mensalmente pelo Núcleo de Análise Econômica do Comercio Verejista, coordenado por Elton Eustáquio Casagrande, economista do Departamento de Economia da Unesp – Araraquara.
O IPV mostrou a movimentação comercial de todos os setores do comércio no último quadrimestre de 2006, em comparação com o mesmo período de 2005. A pesquisa confirmou a baixa expectativa de faturamento no mês de dezembro, que ficou 3,87% abaixo do mesmo mês em 2005.
O índice ainda não conta com a análise individual dos nove subsetores comerciais, pois, a amostra de empresas participantes da pesquisa ainda é muito pequena.
“Se tivermos a colaboração dos empresários vamos passar a contar com uma ferramenta importante de desenvolvimento comercial, pois, cada setor poderá melhorar suas estratégias empresariais com base nas informações divulgadas”, avalia o presidente do Sincomércio, Ivo Dall’Acqua Júnior.
Elton Eustáquio Casagrande explica que atualmente 50 empresas colaboram com o índice e a expectativa é chegar a 350.