N/A

Índice de emprego subiu 4,4% em dezembro

Agência Brasil

Os setores de alimentos e bebidas (6,6%), máquinas e equipamentos (16,0%) e meios de transporte (16,5%) foram os que mais contrataram em dezembro do ano passado. A informação consta na Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o crescimento de 4,4% no índice mensal foi resultado do aumento no nível de emprego em 13 das 14 áreas e em 13 dos 18 segmentos investigados.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste o número de pessoas contratadas cresceu 8%. São Paulo foi o local que exerceu a contribuição mais significativa para o total do país, registrando um aumento de 4,6% no nível de emprego. O estado detém cerca de 38% do emprego industrial, sendo que 12 setores contrataram mais do que demitiram, com destaques para os segmentos de máquinas e equipamentos (26,1%) e meios de transporte (16,6%). De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro ficou com a menor taxa positiva (1,4%).

No acumulado de 2004, o emprego na indústria cresceu de 1,9%. Na comparação entre dezembro de 2004 e dezembro de 2003, o nível de emprego no setor apresentou queda apenas no Rio Grande do Sul (-0,9%), em função das demissões em oito ramos industriais, em especial, calçados e couro (-12,4%). No total do país, as demissões superaram as contratações em cinco ramos, sendo que os principais impactos negativos foram de produtos de metal (-4,1%) e calçados e couro (-3,7%).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reta final para inscrição em curso de tecnologia oferecido pela Embraer

Lançamento do projeto social “Nossas crianças correndo para a vida”!

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara completa 123 anos

Governo de SP reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval

Governo de São Paulo divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para intercâmbio do Prontos pro Mundo

CATEGORIAS