Natação: em um Brasil cuja população envelhece, prática pode garantir velhice saudável

0
244
Foto: Divulgação - Natação estimula áreas do cérebro ligadas ao aprendizado de novas habilidades.

Além dos benefícios para o corpo, a natação estimula áreas do cérebro ligadas ao aprendizado de novas habilidades, e pode gerar melhorias na memória e na atividade hormonal

O Brasil é cada vez mais um país de pessoas mais velhas. Como resultado, nas últimas décadas, a população brasileira tem passado por uma alteração da sua pirâmide etária.

De uma população predominantemente jovem até os anos 1980, o país atualmente se consolida como uma nação adulta (cuja maior parte da população tem 20 a 59 anos) e, até 2050, deve se tornar um país com uma população predominantemente idosa. Os dados são do IBGE.

Mas uma idade mais avançada não significa uma pior qualidade de vida, e a atividade física é uma das principais ferramentas para a manutenção da saúde e bem-estar.

Para pessoas com mais de 60 anos, que devem observar como anda a saúde dos ossos e músculos, e evitar males como a sarcopenia (diminuição de massa muscular) e a osteoporose (diminuição da densidade óssea), a natação traz diversos benefícios. Além de movimentar músculos e ossos de todo o corpo, também é uma prática de baixo impacto por conta do amortecimento causado pela água, que também oferece uma sensação maior de relaxamento.

Outro ponto bastante positivo é que a modalidade melhora a flexibilidade e a postura, porque, além do fortalecimento muscular, também atua nas articulações. Esses benefícios também afetam positivamente a coordenação motora e o equilíbrio.

“Para as mulheres que entram na menopausa, a prática também ajuda na regulagem de hormônios, e para aquelas mais jovens, práticas aquáticas causam maior bem-estar inclusive durante os períodos de TPM”, comenta Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica. Ela continua explicando que a natação oferece benefícios não apenas para o corpo, mas para a mente também.

“Temos observado o surgimento de pesquisas que apontam que a natação pode fornecer estímulos únicos para o cérebro, ajudando a preservar a memória, reparar danos causados pelo estresse e construir novas conexões nas áreas relacionadas ao aprendizado, inclusive em cérebros adultos”.

Outros benefícios

Como um esporte cujos benefícios se distribuem para todo o corpo, a prática de exercícios dentro da água também melhora o funcionamento dos pulmões e coração. O esforço físico aumenta a capacidade dos órgãos pois também fortalece suas musculaturas.

“Além disso, a atividade faz com que aumente a circulação sanguínea e a absorção de oxigênio, contribuindo para o tratamento e prevenção de diversas doenças relacionadas ao sistema respiratório e cardiovascular. Praticantes de natação têm menos propensão de desenvolver asma e bronquite. Da mesma forma que quem sofre com esses problemas, vê uma melhora significativa ao longo do tempo”, enumera Marques.

Seja qual for o esporte escolhido, é necessário levar em consideração a preferência do praticante, suas características e limitações corporais. Antes de iniciar uma prática, é importante que se faça uma avaliação física. 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 37 anos e conta com 15 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).

Mais informações: ciaathletica.com.br

(Betini Comunicação – [email protected])

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.