N/A

Nando Reis lança o livro “Pré-Sal” na abertura da FliSol (dia 06)

Ingressos para mesa literária “A Música e a Literatura” no Teatro Municipal esgotaram em 40 minutos

O autor, cantor, compositor Nando Reis abre a programação da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol na próxima quarta-feira (06), com a mesa literária “A Música e a Literatura”, sob medição do Prof. Dr. Alexandre Campos, Professor Assistente Doutor na UNESP – FCL de Araraquara. Os ingressos estão esgotados e, de acordo com a organização, 40 minutos após a divulgação nas redes sociais do evento, a distribuição foi encerrada.

A programação terá início às 19 horas, no hall do Teatro, com a Feira de Livros que irá reunir diversos expositores e escritores participantes da festa, selecionados por meio de edital, além da banda convidada Soul da Ilha.

A mesa literária “A Música e a Literatura” com Nando Reis, no palco do teatro, é destaque na abertura. O autor, cantor, compositor e produtor vem atravessando fronteiras, seja com a música, seja com a literatura. Considerado um dos principais compositores e hitmakers brasileiros e com mais de 40 anos de carreira, Nando foi integrante do icônico grupo de rock Titãs.

Em sua carreira musical, Nando Reis possui mais de 10 álbuns lançados, 6 milhões de cópias vendidas, 2 Grammys Latinos vencidos e 12 indicações ao prêmio. O músico segue realizando mais de 100 shows anuais, se consolidando como um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Na abertura do FliSol, Nando Reis vem para falar de literatura e lançar seu livro “Pré-Sal”, lançado em julho deste ano – a obra é o registro da música “Pré-Sal”, que inicia o disco Sei (2012), uma canção autobiográfica que mergulha em sua memória afetiva.

Nas palavras do poeta e professor Eucanaã Ferraz, que assina o prefácio do livro, “Nando Reis propõe uma experiência poética singular: levar-nos ao seu pré-sal para vivermos o desconhecido. Para ele — o criador —, mergulhar é encontrar sua história pessoal, projetada nos cacos de um espelho estilhaçado. Tudo o que vê está ligado a ele por uma série de afeições — do trauma à mais perfeita harmonia, da dor ao júbilo. Tudo é reconhecível para o autor-mergulhador.”

Processo 

Dois anos depois de compor Pré-Sal, a canção do disco Sei, Nando Reis começou a ilustrar cada verso da letra em um pequeno caderno. O resultado foi uma reunião de desenhos, colagens, fotos, ilustrações e fragmentos de memória que nos transporta à sua infância e juventude, e que agora estão publicados em livro homônimo, com duas opções de capa.

Nas lembranças do autor, estão verões passados na casa da família em Ubatuba, as mãos macias da avó, a louça pintada à mão que deu vida a uma  das capas do livro, passeios de triciclo, brincadeiras de infância e muito mais.

Para fazer tais registros na caderneta com formato 10×15 cm, Nando Reis usou caneta hidrográfica, nanquim, grafite, crayon, lápis de cera, lápis  aquarela, guache, Ecoline, além de manusear papéis e fotografias.

O que se  vê ao longo das 120 páginas, ao olhos de Eucanaã, é um “colorido intenso,  traços rápidos, espontâneos, expressivos, quase nervosos às vezes, mas  também delicadezas, finuras, composições elaboradas, jogos de escalas  e perspectivas, experimentações tipográficas. Uma plasticidade, digamos, rock-and-roll”.

Segundo o cantor, “Pré-sal é o vértice do ângulo mais agudo da figura formada pela tríade que molda minhas composições: autobiográfica/imagética/quilométrica. Nessa caderneta,  acrescento outras faces e arestas a essa mirabolante coleção de versos e  lembranças. Como um mosaico feito dos fragmentos das memórias de infância, essas páginas apresentam outras camadas de minha linguagem: desenhos, grafismos, colagens, caligrafia… fricção de texturas à espera de decantação”.

FliSol 

A Festa Literária da Morada do Sol tem o escritor Ignácio de Loyola Brandão como patrono da festa – vale destacar que Ignácio, em 2022, foi autor homenageado da 1º edição da FliSol e, posteriormente, a partir da 2º edição foi nomeado Patrono oficial da Festa Literária.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI-Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

A distribuição de ingressos para toda a programação no Teatro Municipal será realizada através do site Sympla, de forma antecipada e gratuita. Os interessados já podem reservar seus ingressos, o link é o: https://www.sympla.com.br/produtor/flisol .

Mais informações: https://flisol.com.br/edicao-2024www.facebook.com/flisol.araraquara1www.instagram.com/flisol.araraquara e www.araraquara.sp.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS