Ivan Roberto Peroni (*)
Representantes de diversos municípios estarão reunidos, neste sábado (7), em Araraquara, para mapear os problemas da infância e juventude e erguer agenda conjunta para fazer valer o ECA.
Participam do encontro, no SEST/SENAT, para promover a aproximação entre lideranças e pessoas comprometidas com a causa da infância e da juventude e levantar os principais entraves ao cumprimento do ECA.
No sábado, a partir das 13h, os participantes anunciam publicamente o compromisso de atuar em conjunto na implementação de ações que façam valer o Estatuto na região. A expectativa é que, após o encontro, o grupo mantenha uma agenda comum para detalhar um plano de ação a favor do ECA na cidade em que vivem e trabalham.
Esse encontro dá continuidade à mobilização iniciada em Araraquara no dia 5 de setembro e coloca frente a frente representantes do 1º, 2º e 3º setores tais como educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, dirigentes de órgãos públicos, advogados, policiais, conselheiros de direitos e tutelares, juízes da infância, promotores de justiça, defensores públicos e empresários.
Para cumprir este objetivo, a Rede Social adota um método desenvolvido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que favorece o entrosamento e a troca de conhecimento entre estes agentes, reforçando o compromisso de que fazem parte do mesmo sistema. Fazer valer o ECA foi o primeiro desafio escolhido pela Rede Social porque a garantia desses direitos tem reflexos na estrutura familiar e em áreas fundamentais como segurança pública, saúde e educação.
A Rede Social São Paulo é uma aliança formada por mais de uma centena de organizações representativas da sociedade, do setor empresarial e do governo, criada para enfrentar questões sociais estruturais que afetam o dia a dia da população do Estado de São Paulo. Incentivando a organização e a participação de toda a sociedade, a Rede articula e conecta iniciativas já existentes para ampliar seu impacto social. A Rede é liderada por um Comitê Gestor integrado pela Fundação Itaú Social, Fundação Nestlé, Fundação Telefônica, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Supereco SP, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Banco Real ABN AMRO e Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEADS).
Saiba como funciona a
Rede Social São Paulo
A Rede Social utiliza um método composto por três etapas. O primeiro passo é a mobilização de lideranças regionais em um encontro de sensibilização e engajamento para que envolvam novos participantes na Rede. No segundo encontro são diagnosticados os principais entraves ao cumprimento do ECA e definido um plano para trabalho em conjunto. Em continuidade há quatro encontros de formação sobre os temas relevantes identificados durante o diagnóstico.
(*) É diretor da Marzo
Comunicações/Acia.