Museu Ferroviário ganha nova placa na sua fachada

0
212

O  grafite é do artista Murilo Bonet

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo ganhou uma nova identidade visual: nesta semana foi anexada, na frente do prédio, uma placa, com grafite do artista araraquarense Murilo Bonet. Desta forma, os visitantes – assim como os transeuntes e motoristas que passam pela frente da antiga estação ferroviária – podem identificar o prédio onde funciona o museu ferroviário de Araraquara.

A arte desta placa apresenta uma locomotiva da Fepasa, com o escrito “Museu Ferroviário” e faz parte de uma atualização da identidade visual dos museus da cidade proposta pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico que, no início deste ano, também efetivou uma nova proposta para a fachada do Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (MIS) e do Arquivo Público Histórico Professor Rodolpho Telarolli.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que, no Museu Ferroviário, o visitante pode conferir diversos objetos que fizeram parte da história ferroviária de Araraquara, como: aparelhos de comunicação da extinta EFA (telégrafos e telefones de época), mobílias, relógio, ferramentas – entre outros.

“No prédio do Museu, que preserva as características da época, o visitante poderá observar um painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, do Brasil e do mundo. A locomotiva GM-7005 – um dos bens rodantes tombado pelo Compphara (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) – foi a escolhida para o painel”, aponta o coordenador.

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, sem número, na antiga estação ferroviária da região central.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.