Muitas atrações rolando nas praças digitais do Circuito Sesc de Artes

0
618

Confira os destaques do Sesc Araraquara; parte da programação também poderá ser conferida no Facebook da Prefeitura de Araraquara

Até o dia 19 de setembro a programação do Circuito Sesc de Artes segue totalmente on-line e gratuita. Esta é a 12ª edição do Circuito, mas a primeira realizada no ambiente virtual.
O evento envolve mais de mil artistas e gestores culturais em mais de 250 atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias. Abrangendo 157 cidades, a programação traz também conteúdos sobre história e memória das localidades que integram esta edição, gastronomia e turismo.
Cada unidade conta com uma programação específica no instagram, twiiter, facebook e youtube. Confira as atrações que o Sesc Araraquara programou:
Calçadas é uma série apresentada diariamente no Instagram, em formato de cards ilustrados pelo artista araraquarense Lucas Tannuri, que traz curiosidades, histórias pitorescas e gostosas que correm pelas calçadas de algumas cidades da nossa região. Afinal, a calçada é um espaço de tramas sociais que dão vida ao lugar, entre a casa e a rua, entre o público e o privado, intermediário, fronteiriço, onde arte, fantasia e realidade andam de mãos dadas construindo um imaginário local.
Dia 13, segunda, às 21h, música e literatura unem-se em um espetáculo transmitido ao vivo (youtube e instagram) que promete apresentar uma delicadeza emocionante. Pai e filha, Ignácio de Loyola Brandão, escritor, e Rita Gullo, cantora, já haviam trabalhado juntos no lançamento do livro e CD Solidão no Fundo da Agulha, de 2013. Nesta apresentação de mesmo nome, os dois fazem uma viagem pelas memórias do autor, com lembranças entremeadas por músicas como Valsinha (Chico Buarque e Vinicius de Moraes) e Patricia (Dámaso Pérez Prado).
“Entre livros, lives e conversas” é o nome encontro com a escritora Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018 com seu primeiro livro, O Peso do Pássaro Morto. A produtora e atriz Tania Capel, de Araraquara, conversa ao vivo no sábado (18), com a escritora paulistana e durante o bate-papo Aline apresenta seu novo título, Pequena Coreografia do Adeus, lançado em abril de 2021 pela editora Companhia das Letras. A atividade será às 15h, com interpretação em Libras, realizada via plataforma Zoom.
As crianças também são contempladas na programação. Todos os dias, às 11h30, a Cia. Labirinto apresenta os microcontos Arrebol ou Aquele Minuto que Nunca Tem Fim, com tradução em libras e audiodescrição, acessível também para crianças com deficiência visual ou auditiva.
Que Boneco é Esse? com a Cia Polichinelo, é uma série de 5 episódios, na qual Tony Pulchinela, mascote do Museu dos Bonecos de Araraquara, apresenta diversas técnicas utilizadas na manipulação de títeres. De um jeito descontraído e humorado, vamos conhecendo os bonecos de luva, de vara, balcão, o teatro de sombras e ainda a das marionetes que são manipuladas por fios.
Na área de Música, de 13 a 17, Rodrigo Zanc convida violeiros e violeiras para cantar a ancestralidade da viola caipira, na série Violas e histórias, exibida pelo youtube. Os músicos apresentam acontecimentos e suas interpretações, e ao relatarem sobre suas vidas e experiências com a viola brasileira, atribuem sentidos e significados a essa importante prática.
Ainda, entre os dias 14 e 16 de setembro, os músicos Marina Ebbecke e Gabriel Souza ministram a vivência Escuta ativa na música caipira – Conhecendo os clássicos. O objetivo da oficina é ampliar conhecimentos acerca da música caipira, discutindo e analisando elementos estéticos e musicais que a compõem. Como uma proposta de escuta ativa, têm como premissa que a escuta pode se dar também em uma esfera reflexiva. As vagas são limitadas mas ainda estão disponíveis pelo portal:
http://inscricoes.sescsp.org.br/
A programação de dança fica à cargo do Coletivo Multiartístico Casixtranha, que apresenta no facebook do Sesc Araraquara, 5 vídeos curtos sobre o surgimento da Cultura Ballroom, as diversas modalidades do Vogue, a vivência e importância dessa cultura em Araraquara. Os vídeos vão ao ar de 15/9 a 19/09, quinta a domingo, às 19h.
Com inscrições encerradas, de 18/9 a 06/11 acontece a residência artística em teatro CARTA ABERTA PARA O FUTURO, destinada a artistas da cidade de Araraquara e região. Serão oito encontros semanais, com os atores Nilcéia Vicente e Amarildo Félix, que partem de textos teóricos de pesquisadores e filósofos contemporâneos num exercício de pesquisa de percursos dramatúrgicos e orientam pequenos projetos de vídeo performance.
Vale destacar que parte da programação também poderá ser conferida pelo canal da Prefeitura de Araraquara no facebook: Bate-papo com Marcelo D´Salete e Nobu Chinen com mediação de Danilo Medeiros: dia 10/9, das 15h às 16h30; “Sobre Pratos e Prosas – Um Mergulho na Cultura Caipira” com Silvani Silva, Reginaldo Anselmo, Elisângela Aparecida (moradores do Assentamento Bela Vista) e Lali Lázari (gastrônoma e nutricionista): dia 11/9, das 18h às 19h30; e “Entre livros, lives e conversas: bate papo com a escritora Aline Bei”, dia 18/9, das 15h às 16h30.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS

De 8 a 19 de setembro
Programação online e gratuita: https://circuito.sescsp.org.br/

– PROGRAMAÇÃO SESC ARARAQUARA

13/9
21h – Solidão no Fundo da Agulha com Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo (Youtube e Instagram)

13 a 17/9
15h – Violas e Histórias (Youtube)

14 a 16/9
19h – Vivência de Escuta ativa na Música Caipira (Zoom)

15 a 19/9
15h – Que Boneco é esse? (Instagram)
15h – Vogue e cultura Ballroom em Araraquara (Facebook)

18/9
15h – Entre Livros, Lives e conversas – Bate-papo com a escritora Aline Bei (Youtube)
Grátis

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.