Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues lança segundo edital para premiação de produções audiovisuais

0
407

Neste segundo edital da Mostra Wallace são aguardadas inscrições de filmes em curta-metragem (de 5 a 25 minutos); já o primeiro edital tem foco em micro-metragens (de até 3 minutos)

A Secretaria Municipal de Cultura e Fundart abrem mais um edital para inscrições de produções audiovisuais para a 10ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues – agora com destaque para curtas-metragens. Serão selecionados até seis projetos, com premiação de R$ 500,00 cada.
Este é o segundo edital aberto este mês para a Mostra: o primeiro prevê o fomento de micro-metragens (até 3 minutos no máximo, com inscrições até o próximo dia 18) de produtoras sediadas no município, enquanto este segundo é focado na premiação de curtas-metragens (produções de 5 a 25 minutos de duração) e as inscrições estarão abertas no período de 12 a 27 de novembro.
As produções audiovisuais de curta metragem contempladas devem ser voltadas para a temática “Expressões audiovisuais em tempos de crise”, além de terem classificação “livre”. Para esse segundo edital as produções não precisam ser inéditas e serão recebidos filmes de diferentes origens. Todas as obras selecionadas irão compor a programação da 10ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, a ser realizada de 11 a 18 de dezembro.
A curadora da Mostra Wallace Leal, Livia Cabrera, lembra que esta será a segunda edição da Mostra Wallace em meio a uma pandemia global. “Isto impactou significativamente a maneira de nos relacionar, e nos fez estabelecer novas relações com o tempo e o espaço e modificou significativamente o modo de fazer e de usufruir o audiovisual”, aponta.
“A percepção da história é a de que os momentos de crise seguem para um processo inerente de transformações e a arte é um dos primeiros movimentos a procurar traduzir esses recomeços, a construção de novos mundos. De um cenário de incertezas e desequilíbrio no qual estamos, de um momento em que começamos a vislumbrar um possível (e cuidadoso!) retorno a esse mundo que já não é mais o mesmo, interessa a esta edição da Mostra Wallace as histórias de sobrevivências, os recomeços e reinvenções e as estratégias de luta frente ao desmonte”, complementa a curadora.
Livia lembra que, após o intenso período de experimentações on-line, a equipe da Mostra quer dialogar sobre as fronteiras entre virtual e o presencial, as novas linguagens e formatos, a criação para além da reprodutibilidade técnica e compartilhamento descontrolado.

Inscrições – A 10ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues busca reconhecer e premiar a produção audiovisual, reunindo variedades artísticas e culturais nos formatos de ficção, animação, documentário, experimental e vídeo clipe.
Serão aceitos filmes independentes captados em quaisquer formatos. Os filmes selecionados serão exibidos no formato digital em plataforma específica para versão online.
Podem participar do edital de premiação, artistas e profissionais da comunicação representados por pessoa física, que produzam dentro das linguagens dispostas no preâmbulo e capítulo 1 do edital, comprovando atuação com o envio de currículo e clipping. Também, o artista ou participante sediado em Araraquara deve estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
O edital completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Araraquara, no link: http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/MOSTRAWALLACEPREMIAO.pdf .
As inscrições estarão abertas no próximo período de 12 a 27 de novembro, sendo feitas exclusivamente por e-mail. Serão selecionadas até seis obras de produções audiovisuais, observando os seguintes critérios: relevância e compatibilidade com o tema proposto, roteiro, direção e concepção artística.O valor da premiação será de R$500,00 para as obras selecionadas.
Para informações e dúvidas, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o telefone (16) 3322-2770 e também o e-mail [email protected].

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.