Mostra Cultural marca o encerramento do projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’ em Araraquara

0
534

O encontro será realizado na próxima terça-feira (06), no Parque Natural Municipal do Basalto e integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

Na próxima terça-feira (06), o Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (CMEA-Basalto) recebe a Mostra Cultural que marca o encerramento do projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’ em Araraquara. O encontro, que integra a Semana Municipal do Meio Ambiente, terá como formato um núcleo de exposição com todos os materiais criados pelas crianças e também uma pequena apresentação de teatro de bonecos feitos de materiais recicláveis.

O projeto teve como objetivo democratizar o acesso às artes por meio de oficinas de diversos segmentos direcionadas a crianças e jovens de regiões afastadas dos grandes centros.

A iniciativa foi do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas. A atividade contou com a parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Em Araraquara, as oficinas culturais com o foco em artes visuais com material reciclado foram realizadas no CE Aléscio Gonçalves dos Santos para 100 crianças de 9 e 10 anos, com a artista local Leonilde Mukoyama.

Além disso, cerca de 800 alunos da rede pública (municipal e estadual) fizeram visitas guiadas ao Parque do Basalto para educação ambiental e contribuíram para o reflorestamento do parque, com o plantio de mudas nativas.

O projeto cumpriu um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado entre o Ministério Público, a Cutrale e a Prefeitura.

Semana Municipal do Meio Ambiente

A Semana Municipal do Meio Ambiente começa neste sábado (03), com a II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2023, e será realizada das 8hs às 12hs, na Praça Pedro de Toledo, situada na região central do Município.

A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), a Casa Cairbar Schutel, a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Fundação Florestal. A ação irá contar também exposições dos alunos da Uniara sobre temas ambientais.

Confira a programação completa da semana:

Sábado (03/06): II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos – Praça Pedro de Toledo; Horário das 8hs às 12hs

Sábado (03/06): Exposição dos alunos da Uniara sobre temas ambientais: Resíduos e lixo; Reaproveitamento dos alimentos; Composteira caseira; Feira de Troca, Confecção de Sacola Plástica, Recursos Hídricos e Poluição das Águas; Agricultura Sustentável; Doenças Tropicais; Animais Peçonhentos; Zoonoses; Tráfico de Animais Silvestres e a exposição da Fundação Florestal. Praça Pedro de Toledo; Horário das 8hs às 12hs

Segunda-feira (05/06): Palestra: “Poluição Plástica Propostas de Mitigação”; E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Junior; Horário: 8hs:30min

Terça-feira (06/06): Encerramento do projeto artístico-cultural “De Palma em Palma – Oficina de Reciclagem” – Centro Municipal de Educação Ambiental/Parque Natural Municipal do Basalto: Horários: 8hs às 11hs e das 12hs às 16hs.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.