Mobilização Pró-Saúde da População Negra atende o Hortênsias nesta quinta (28)

0
353

Programação oferece atividades como aferição de pressão, teste de diabetes e teste rápido de Covid-19

Nesta quinta-feira (28), a Praça localizada na Av. Remo Frontarolli, no Jardim das Hortênsias, receberá a Semana de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, oportunidade onde movimentos sociais, em parceria com gestores municipais, atuam com o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados necessários e os gestores de saúde quanto à implementação da Política de Saúde Integral da População Negra. A programação, que passa por seis regiões da cidade, conta com palestras, atividades físicas, atividades culturais, campanhas de prevenção das doenças com mais incidência no público alvo, com aferimento de pressão, teste de diabetes, teste rápido do Covid-19 e orientações em geral.
Os serviços oferecidos no Hortênsias serão aferição da pressão e teste de diabetes pelas equipes da ETEC. Essas atividades também ficarão disponíveis à tarde, das 12h30 às 16h. Também será oferecida uma aula de yoga às 9h30, uma aula de tai chi chuan às 15h e teste rápido de Covid-19 das 14 às 16 horas, feitos pela equipe da Secretaria de Saúde.
O evento já passou nesta semana pelo Valle Verde na segunda-feira (25), pelo São Rafael na terça (26), enquanto na quarta-feira (27) os locais atendidos foram o Jardim Silvestre e a Praça Santa Cruz, no Centro. Nesta sexta-feira (29), último dia da programação, o bairro atendido será o Cecap. Para colaborar com a programação desenvolvida em Araraquara, foram convidadas as escolas técnicas e universidades da cidade que oferecem cursos de enfermagem, para que os alunos se familiarizem com a temática, bem como colaborem com a mobilização. Também serão oferecidas aulas abertas das Oficinas Culturais nos locais.
A escolha da semana se deu pelo fato de 27 de outubro ser o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, data que foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Nesse dia, acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.
Vale salientar que a programação é realizada pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Esportes e com o apoio do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial Nair Claudino.

PROGRAMAÇÃO

28 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
Local: Hortênsias – Praça localizada na Av. Remo Frontarolli
DAS 9 ÀS 12H30:
9h30 – Yoga (Bianca)
Aferição da pressão (ETEC)
Teste de diabetes (ETEC)
– Apoio do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial Nair Claudino
DAS 12H30 ÀS 16H:
15h – Tai chi chuan (Cleiton)
Aferição da pressão (ETEC)
Teste de diabetes (ETEC)
Das 14 às 16h – Teste rápido de COVID-19 (Secretaria de Saúde)

29 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
Local: Cecap – Praça Central
DAS 9 ÀS 12H30:
10h – Zumba (Taís)
Aferição da pressão (ETEC, SENAC e UNIP)
Teste de diabetes (ETEC, SENAC e UNIP)
Informações sobre o Câncer de Mama
– Apoio do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial Nair Claudino
DAS 12H30 ÀS 16H:
15h – Tai chi chuan (Cleiton)
Aferição da pressão (ETEC e UNIP)
Teste de diabetes (ETEC e UNIP)
Informações sobre o Câncer de Mama
Das 14 às 16h – Teste rápido de COVID-19 (Secretaria de Saúde)

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.