O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) recebeu a visita do comissário de Agricultura da União Européia, David Byrn. Um dos compromissos, desta semana, foi uma audiência com o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Entre os assuntos discutidos, o comércio internacional.
A comissão se reuniu com pesquisadores para conhecer os laboratórios da sede da instituição e saber a atual situação da citricultura.
A troca de informações internacionais não se restringe à presença de David Byrne. O epidemiologista do Departamento de Agricultura dos EUA, Tim Gottwald, visita o Fundecitrus. Ele é um dos principais pesquisadores de cancro cítrico e da tristeza dos citros.
Gottwald está no Brasil para conhecer a morte súbita dos citros (MSC). Na última terça-feira (25) o pesquisador norte-americano visitou propriedades contaminadas pela MSC em Minas Gerais. Ele também discutiu com pesquisadores do Fundecitrus a hipótese de a morte súbita ser causada por um mutante do vírus da tristeza. Na sexta-feira, o Fundecitrus realizou uma palestra para debater a morte súbita. (Com Texto)