Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman
“No meu sacerdócio, eu sou causa instrumental da evangelização, da graça de DEUS”. (Pe. Hélton Dias dos Santos).
As Missas em Condomínio têm sido um “lócus” privilegiado para refletir e fortalecer os laços de amizade, com DEUS e o próximo. A celebração no último dia 17 de julho, no Ed. Faveral, pela unção de Pe. Hélton e pela unidade dos participantes, manifestou o céu entre nós, revelou a presença Dele, DEUS-Amor, entre nós. Uma comunidade orante, solidária, com uma fraternidade palpável, visível. Paradoxalmente à invisibilidade, ao individualismo, ao medo do Outro, ao medo de se doar, de se entregar, ao medo de ser e não apenas ter. Jacira Augusta, com o assentimento do Sr. Marco Piagge (síndico), reuniu a comunidade, sob o olhar amoroso de DEUS e ofereceu-nos momentos preciosos de reflexão da Palavra de DEUS, tão bem encarnada e propalada por Pe. Hélton.
Partindo de Santo Inácio de Azevedo, sacerdote jesuíta, homem apostólico e dedicado à evangelização, Pe. Hélton deu-nos uma verdadeira aula sobre as primeiras sementes do Evangelho, lançadas na Terra de Santa Cruz. Inácio e seus colaboradores foram martirizados por anticatólicos, nas Ilhas Canárias. Enaltecendo tais mártires e, principalmente, a figura de Inácio de Azevedo, que se atirou ao mar, abraçado ao ícone da Virgem Maria, Pe. Hélton levou-nos a entender o que significa causa meritória e causa instrumental. Então, compreendemos que Inácio e seus companheiros morreram pela causa da evangelização do povo brasileiro. Dessa forma, esses mártires foram causa meritória, para a salvação de muitas almas.
Portanto, nenhuma lógica vigente, ideologia alguma pode ou deve desenraizar-nos do essencial. E este é invisível aos olhos, porque “só se vê bem com o coração”. No momento presente, continua e continuará a valer o AMOR, com todos os seus contrastes e contrapontos. No momento presente, faz-se urgente desacelerar, para encontrar a essência, o sentido da verdadeira liberdade, que está no encontro com o outro. É a “santidade ao pé da porta” revelada nos pais que criam os filhos com amor, nos operários que trabalham, objetivando trazer o pão à mesa da família, nos doentes, nos idosos, que sabem sorrir, a despeito das limitações que enfrentam.
Certeza de que todos saímos da celebração com renovadas forças, capazes de colocarmos em movimento os dinamismos entorpecidos pela correria da vida lá fora, pelo desgaste de buscas que não nos levam à essência, ao fazer e construir a vontade de DEUS, no dia a dia. Difícil? Sim! Possível? Basta provar!
Nossa próxima celebração de Missa em Condomínio será no Ed. Piazza del Carmo, Rua João Gurgel, 1477, no dia 13 de agosto . A Sra. Eleni Ap. Santos aguarda moradores de outros condomínios/edifícios. Esperamos encontrar a comunidade reunida, à espera de Jesus Eucaristia. Aguardamos a sua presença e de sua família. Até lá…
Desejando que se realize missa em seu condomínio/edifício faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman – 16 – 9.9782-6116 – celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.