N/A

Mestrado da Uniara recebe bolsa

O mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uniara recebeu uma bolsa do Programa de Pesquisa de Micro e Pequenas Empresas em Arranjos Produtivos Locais no Brasil, mantido pelo Sebrae Nacional, para o estudo do caso das indústrias de bordado de Ibitinga. O trabalho está sendo executado pela aluna Fabiana Florian sob a orientação da Dra. Helena Carvalho de Lorenzo.

Helena explica que o Sebrae Nacional oferece cerca de quarenta bolsas de mestrado em todo o país para o estudo de aglomerações produtivas setoriais de micro e pequenas empresas. “No Estado de São Paulo, existem hoje quatro bolsas para o estudo de arranjos produtivos locais: uma para o pólo moveleiro de Mirassol, outra para o pólo de calçados de Jaú, uma terceira para o pólo joalheiro e de bijuterias de Limeira e a da Uniara, que estuda o pólo de bordado de Ibitinga”, conta.

Ela diz ainda que é muito bom para o Mestrado da Uniara participar de um programa desenvolvido em âmbito nacional. “Essa participação estimula estudos sobre as micro e pequenas empresas da região, que são muito importantes na geração de emprego e renda, podendo ainda ter um papel significativo no processo de difusão e melhorias tecnológicas”, afirma.

A mestranda Fabiana Florian explica que já foi identificado em estudos anteriores que Ibitinga destaca-se por reunir médias e pequenas empresas voltadas para a fabricação de um mesmo produto. “Vou investigar se estas empresas que estão aglomeradas e fabricam artefatos de tecidos, em especial roupa de cama, constituem um arranjo produtivo local”, diz.

O próximo passo, de acordo com a pesquisadora, será articular as empresas por meio de sindicatos, sociedade e instituições governamentais para estimular a consciência de que por meio da tecnologia e da inovação é possível reestruturar Ibitinga produtivamente. “A cidade está carente de investimentos em tecnologia e perde muito por isso, pois algumas empresas chegam a fechar por não suportar a concorrência. O Projeto visa abrir espaço para que todas essas empresas possam especializar a produção, como, por exemplo, por meio da implantação de uma escola técnica no local”, explica.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vai Acontecer!

Falecimento

Você já se olhou no espelho hoje?

Aniversariantes

Fatos & Fotos – “Memórias”

CATEGORIAS