Mesa internacional com participantes da América Latina em evidência na quarta (29) do FIDA

0
197
Alejandra

Programação também reprisa a mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, realizada pelo Sesc Araraquara

O penúltimo dia do FIDA 2021 – Festival Internacional de Dança de Araraquara, 29 de setembro (quarta) tem início às 19 horas com a live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala”; na sequência, às 20h30, será apresentada a mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado e artistas (realização do Sesc Araraquara, parceiro do FIDA). A programação gratuita pode ser acompanhada pela plataforma Zoom, pelo link https://tinyurl.com/mostrabdd-2909 .
Com início às 19 horas, a live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala” irá unir pesquisadores do Panamá, Chile e Equador, sob mediação de Alejandra Días (Crear em Libertad – Paraguai). Participam: Ximena Eleta de Sierra (Red de Festivales Latinoamericanos Sinergia – Panamá), Daniel Lattus (FITZA – Chile), Jorge Parra (ZonaEscena – Equador) e Pedro García (Spaciocero – México).
Nesta mesa latino-americana, em espanhol, participam vários curadores de festivais. “Iremos deslocar o entendimento de uma cena artística brasileira para fora do Brasil, ampliando a cena com os nossos países irmãos, fronteiriços ou não, mas que enfrentam as mesmas dificuldades dos bailarinos brasileiros”, argumenta Gilsamara.

Biblioteca da Dança – Às 20h30, novamente Jorge Alencar e Neto Machado (PR), com artistas de Araraquara selecionados, apresentam mais uma produção da mostra da residência virtual “Biblioteca da Dança”, realizada pelo Sesc Araraquara, parceiro do FIDA 2021. A reprise da apresentação (veiculada também na última segunda-feira) pode ser conferida pelo link https://tinyurl.com/mostrabdd-2909.
“Biblioteca de Dança” é um projeto no qual artistas performam como “livros vivos”, contando e dançando coreografias que assistiram e marcaram suas vidas, por meio de palavras e movimentos. Como documentar dança no corpo e na cena? Como coreografar memórias? Como produzir história a partir de afetos?
Na mostra, público e artistas acessarão diferentes salas virtuais para compartilharem “contações coreográficas de histórias” de modo íntimo e relacional. Uma biblioteca coletiva. Um convite a dançar com memórias.
Neto Machado e Jorge Alencar são uma dupla de artistas que cria com dança, audiovisual, teatro, comunicação, curadoria, escrita e educação.
Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em espaços internacionais como: Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), Station One – Service for Contemporary Dance (Sérvia), Graner – Centre de Creació de Danza y Arts Vivas (Espanha). Jorge e Neto são integrantes da Dimenti Produções Culturais, produtora cultural e ambiente de criação, em atividade desde 1998 e da Conexões Criativas, editora de livros experimentais, em Salvador, Bahia, Brasil.
Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção 2019); “Pinta” (Melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014); “Vermelho Melodrama” (Prêmio Braskem de Teatro melhor espetáculo do ano de 2019); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (livro finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, categoria infantil) e “Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou” (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+).
Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021.

SERVIÇO:
FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Data: quarta-feira (29 de setembro)

– Programação:
19 horas: live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala”
Com: Sarah Marques (BH-Brasil), Ximena Eleta de Sierra (Red de Festivales Latinoamericanos Sinergia – Panamá), Daniel Lattus (FITZA – Chile), Jorge Parra (ZonaEscena – Ecuador), Pedro García (Spaciocero – México) e mediação de Alejandra Días (Crear en Libertad – Paraguai)
Local: Zoom (https://tinyurl.com/mostrabdd-2909)

20h30: mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado e artistas (realização do Sesc Araraquara)
Local: https://tinyurl.com/mostrabdd-2909
Grátis

Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

 

Deixe uma resposta