“Mesa do Patrono” reúne Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Lyang na FliSol de sábado (09)

Programação conta ainda com teatro, homenagem, as mesas “A Literatura na Região Central” e “Ancestralidade e Reparações”, documentário sobre Wallace Leal e samba; atividades gratuitas têm início às 16h30

Sábado (09) é o penúltimo dia da programação da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol no Teatro Municipal e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Lyang são os convidados da mesa literária “Mesa do Patrono”, realizada à noite no encerramento do dia.

A programação tem início antes, pela manhã, às 10h, haverá exibição do documentário “Wallace Leal – Poderes do Espírito”, seguido por uma roda de conversa.

“Wallace Leal – Poderes do Espírito” destaca a influência de Wallace Leal em várias áreas da cultura, como literatura, teatro, cinema, além de sua conexão com figuras importantes do espiritismo brasileiro. Wallace Leal sucedeu Cairbar Schutel na direção da Casa Editora O Clarim e Revista Internacional de Espiritismo (RIE), tendo lançado mais de 30 livros. O filme aborda tanto as conquistas de Wallace quanto suas lutas pessoais, oferecendo uma visão humana e complexa de sua personalidade.

A tarde da FliSol reúne uma diversidade de atrações. A primeira atividade, às 14h30, é a mesa literária “A Literatura na Região Central”, com os autores: Vilma Gomes, Maria Luiza Dolci, Eduardo Waack, Glauco Keller, Arthur Gregório Valério e Sueledy Mortol e a mediação de Fabi Virgílio.

Depois, às 16h30, tem uma intervenção cênica que propõe uma imersão na obra literária de Stella do Patrocínio, uma intelectual, postumamente nomeada poeta brasileira. A apresentação é com Falatórios Grupos de Teatro Catanza e Cura Arte Unesp Araraquara.

O objetivo da performance é levar ao público a obra de Stella do Patrocínio, por meio de um jogo cênico, que tenciona as bases ideológicas do método Prêt-à-porter, de Antunes Filho, bem como, os princípios do Teatro Pobre e do Teatro Brechtiano. O objetivo é o estudo da possibilidade, dar corpo aos falatórios de Stella, e nesse movimento de busca, trazer para a cena o próprio corpo dos atores. É um estudo de texto, voz e corpo. Para isso, as interpretações mesclam a projeção e empostação vocal, partituras corporais, e dança.

Logo após, às 17h, será realizada a mesa literária “Ancestralidades e Reparações”, com os convidados: Alessandra Laurindo, Cláudio Lúcio Claudino e Tatiane Pereira de Souza, sob mediação do Prof. Dr. Dagoberto Fonseca (confira mais no final da matéria).

A roda de samba “Samba Autêntico”, com Toni Santos, é atração às 18h30 e, na sequência, às 19h, tem a “Mesa do Patrono”, com a participação de Ignácio de Loyola Brandão e de Lilian Lyang, com mediação de Prof. Rafael Orsi.

Ignácio de Loyola Brandão dispensa comentários: o escritor araraquarense é patrono da FliSol, e imortal da Academia Brasileira de Letras. Contista, romancista, jornalista, Ignácio possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Recebeu, entre alguns prêmios, como o Jabuti – “O homem que odiava a segunda-feira” (2000, categoria Contos e Crônicas); “O menino que vendia palavras”, (2008, categorias Infantil e Livro do Ano de Ficção); “Os olhos cegos dos cavalos” (2015, categoria Juvenil) e “Se for pra chorar que seja de alegria” (2017, categoria Contos e Crônicas). Ainda, Ignácio foi eleito personalidade literária de 2021 pelo Prêmio Jabuti.

A jornalista Lilian Lyang, formada pela USP, possui mestrado pela Universidade da Califórnia, Berkeley e especialização em gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como repórter e editora em diversos veículos no Brasil (Agência Folha, Update, Universo Visual) e no exterior (The Middle East Times – Egito, The South Florida Sun-Sentinel – EUA, PlusNews – África do Sul).

Lilian é fundadora e diretora de redação da Dínamo Editora, especializada em comunicação em saúde. Dedica-se ao desenvolvimento de publicações e iniciativas na área da longevidade. Seu último projeto foi a Expedição Longevidade, uma viagem às áreas mais longevas do mundo, que dará origem a um documentário.

Vale destacar que, às 19h30, haverá uma homenagem ao ilustrador da FliSol, Lauro Monteiro, com fotos e obras do artista e texto da Prof.ª Maria Lúcia.

A distribuição de ingressos para toda a programação no Teatro Municipal vem sendo realizada através do site Sympla, de forma antecipada e gratuita. Os interessados podem reservar seus ingressos por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/flisol .

FliSol – A Festa Literária da Morada do Sol tem o escritor Ignácio de Loyola Brandão como patrono da festa – vale destacar que Ignácio, em 2022, foi autor homenageado da 1º edição da FliSol e, posteriormente, a partir da 2º edição foi nomeado Patrono oficial da Festa Literária.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI-Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de Necta Gás Natural, SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

Mais informações: https://flisol.com.br/edicao-2024 , http://www.facebook.com/flisol.araraquara1 , http://www.instagram.com/flisol.araraquara e http://www.araraquara.sp.gov.br .

Conheça mais os participantes da mesa literária “Ancestralidades e Reparações”:

Alessandra Laurindo – Ativista da militância negra, Alessandra Laurindo c Coordenadora de Políticas Étnicos Raciais na Prefeitura de Araraquara, Gestora de Projetos no Terceiro Setor, é Palestrante Antirracista. Cientista Social, formada pela Unesp. Mestranda Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Unicamp.

É Conselheira Consultiva da APPRECABA (Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara), é Coordenadora Regional da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, também é Coordenadora Executiva do Programa Nacional dos Comitês de Cultura- PNCC, Conselheira de Administração da Santa Casa de Araraquara e Conselheira Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara.

Cláudio Lúcio Claudino – O advogado, umbandista e defensor das religiões de Matriz Africana, Cláudio Lúcio Claudino, é engajado desde a década de 1970 em iniciativas antirracistas e de promoção da cultura negra, incluindo a participação no Grupo de Arte e Cultura Negra de Araraquara.

Fundador da Rede de Supermercados Pag Poko, com foco na inclusão social e no emprego de jovens negros da periferia, Cláudio Lúcio é coautor do livro “A História Comprovada: Fatos reais e as dores da escravização araraquarense” (2023) e tem como reconhecimento vários prêmios, como: Título de Cidadão Benemérito de Araraquara (2011), Prêmio Zumbi dos Palmares (2020), Prêmio Benedito Galvão pela OAB-SP, Prêmio Baobá e Prêmio André Braz (2024).

Dagoberto José Fonseca – Livre docente em Antropologia Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós doutor em educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP), doutor, mestre, licenciado e bacharel em ciências sociais pela PUC-SP.

Autor de livros de literatura infanto juvenil, poemas, capítulos de livros, artigos e livros científicos publicados no Brasil e no exterior (Equador, Itália, França, Portugal, México, Angola e Moçambique) e Membro da Academia Angolana de Letras.

Tatiane Pereira de Souza – Tatiane Souza é doutoranda em Educação pela USP. Professora. Coordenadora Técnica para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana, Quilombola e Indígena (EHCAAQI) da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela UNESP. Mestra em Educação pela UFSCar. Pedagoga pela UNIRP/PROUNI. Congadeira do Terno de Congada Chapéus de Fitas. Coordenadora do AKOMA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias do GT-CLADIN-LEAD-NUPE/ UNESP/CNPq.

Autora do capítulo publicado no livro “As Mentiras do Ocidente”, organizado pelo Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca (2022), intitulado “Afroperspectiva: uma proposição teórico-metodológica” e do capítulo “Mulheres negras: perspectivas de luta e resistência”, publicado no livro Mulher Negra e Ancestralidade (2023), ambos da Coleção África, presente! da editora Selo Negro, onde organiza o livro sobre educação que compõe o Volume 7 desta coleção coordenada pelo Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca da FCLAr/UNESP.

SERVIÇO

FliSol 2024 – Festa Literária da Morada do Sol

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: sábado (09 de novembro)

Programação:

10h: Exibição do documentário “Wallace Leal – Poderes do Espírito”

Seguido de uma Roda de Conversa

14h30: Mesa Literária: “A Literatura na Região Central”

Autores: Vilma Gomes, Maria Luiza Dolci, Eduardo Waack, Glauco Keller, Arthur Gregório Valério e Sueledy Mortol e mediação de Fabi Virgílio

16h30: Intervenção Cênica: Falatórios Grupos de Teatro Catanza e Cura Arte Unesp Araraquara – Imersão na obra literária de Stella do Patrocínio

17h: Mesa Literária: “Ancestralidades e Reparações”

Convidados: Alê Laurindo, Cláudio Lúcio Claudino e Tatiane Pereira de Souza – Mediação: Prof. Dagoberto Fonseca

18h30: Roda de Samba: “Samba Autêntico”, com Toni Santos

19h: “Mesa do Patrono”, com Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Lyang – Mediação: Prof. Rafael Orsi

Abertura: Banda Soul da Ilha

Grátis – Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/produtor/flisol

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede Municipal da Educação realiza VI Mostra Cultural da Educação Integral nesta quarta (6) e quinta (7)

Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal alerta para importância do diagnóstico precoce e prevenção

Confira o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (5)

Judocas da Fundesport conquistam pódios em Olímpia

Guerreiras empatam com o Palmeiras no 1º duelo da semi

CATEGORIAS