Mês da Juventude: Última pré-conferência acontece nesta quarta (29)

0
458

Encontro marcado para às 19h na na Casa dos Conselhos discutirá o direito à educação, saúde e cultura

Será realizada nesta quarta-feira (29), às 19h, na Casa dos Conselhos a quarta e última pré-conferência que integra a Programação do Mês da Juventude. A atividade, que será sediada na Casa dos Conselhos, terá suas discussões focadas nas propostas: Direito ao desporto e ao lazer; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; e Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. O público envolvido no diálogo engloba integrantes do grupo Prumo no Gral, da Fundesport e do Rolê Feira.
As pré-conferências visam preparar a cidade para a Plenária Final, marcada para o dia 16 de outubro, um sábado, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Neste ano, a programação conta com o tema “Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade”. Além das pré-conferências, a programação contou com cinco lives que abordaram temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude.
A primeira pré-conferência foi realizada no dia 21, no Centro de Referência da Mulher, onde foram analisados os eixos: Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; Direito à diversidade e à igualdade; Direito à comunicação e à liberdade de expressão. A segunda pré-conferência, no dia 23, explorou as propostas: Direito à educação, saúde e cultura. A terceira, realizada nesta segunda-feira (23), teve como temas propostos: Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito ao território e à mobilidade; e Direito à segurança pública e ao acesso à justiça.
O coordenador municipal de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, enalteceu o interesse dos jovens pelas discussões em torno dos temas propostos. “Mais uma vez a juventude de Araraquara se demonstrou mobilizada e engajada. Tem sido muito legal ver a quantidade de jovens presentes nos eventos, suas posturas, posições e pautas. Estamos assistindo algo fantástico que é a construção feita não só para o jovem, mas pelo jovem. Essa última pré-conferência vem para amarrar todo esse processo que desemboca na plenária final. Estamos muito animados com todo esse processo”, avaliou.
As lives anteriores, que podem ser conferidas no Youtube oficial da Prefeitura, abordaram os temas “Cultura” (com Maria Marighella e Vitta Pereira), “Participação social e política, multiculturalidade e igualdade” (com Thainara Faria e Beatriz Caminha), “Saúde” (com Rafaela Modé), “Educação, qualificação e trabalho e renda” (Leocádia e Camila Capacle) e “Esporte e lazer” (com Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio).
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda contou ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico e batalha de MC. Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.