Antigo cartão postal da cidade, o Mercado Municipal de Araraquara, patrimônio público, encontra-se esquecido e não é de hoje que os comerciantes pedem melhorias. A queixa mais freqüente é a falta investimentos e incentivo por parte da prefeitura.
Lúcia Cabreras, proprietária da Casa de Carnes Seves, considera interessante a proposta do vereador Carlos Nascimento de recuperar e revitalizar o local, dando vida nova ao centro comercial. “O Mercadão tem pouco movimento e muitos boxes estão fechados. Acredito que meu estabelecimento tem um bom movimento porque investimos em publicidade”, comenta.
Na opinião de Josué Eiras, proprietário da Charutaria do Mercado há 36 anos, o fato do Terminal de Integração ser fechado inviabiliza que passageiros façam compras no Mercadão enquanto aguardam o ônibus. “Lembro-me de quando o Mercado Municipal era famoso na cidade. Muitas pessoas da região vinham fazer compras aqui”, afirma.
Restauração
A proposta de recuperação e revitalização dos espaços, encaminhada pelo vereador Nascimento ao Executivo nessa semana, visa abrir uma discussão com as secretarias do governo municipal para um projeto que “rejuvenesça” o Mercadão, inclusive gerando emprego e renda.
“Já realizamos, inclusive, reuniões com o Conselho Municipal de Transporte Coletivo para discutir a possibilidade das pessoas que transitem no Terminal disporem de uma senha que permita, por um determinado tempo, sua locomoção até o Mercado Municipal”, frisa o vereador.