Meio Ambiente participa de atividade formativa do Grupo Escoteiro no Basalto

0
243

A atividade contou com a participação de mais de 200 integrantes do grupo de escoteiros e familiares

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participou no último sábado (06), da atividade instrutiva, formativa e recreativa do Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato” – 21 SP, no Parque Natural Municipal do Basalto.

Com a participação de mais de 200 integrantes e muitos familiares que acompanharam as atividades, o Grupo Escoteiro, chefiado pelo seu Diretor-Presidente Danilo Borsari, desenvolveu atividades lúdicas, formativas, recreativas e ainda o cerimonial de passagem de ramo.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, que enquanto vereador foi autor da Lei municipal n°182/08, instituindo o Dia do Escoteiro, a ser comemorado no dia 23 de abril, destacou a importância do evento. “Os escoteiros desenvolvem um trabalho essencial para preservação do meio ambiente na cidade e eventos como este aproximam os grupos de escoteiros do nosso Parque. Temos que estimular as nossas crianças e jovens a participarem do escotismo”.

O diretor-presidente, Danilo Borsari, explica que as atividades desenvolvidas no Parque Natural Municipal do Basalto têm o intuito de desenvolver cada vez mais os conhecimentos dos jovens e suas responsabilidades como membros da sociedade de Araraquara e marca a passagem de ramo. “O cerimonial de passagem de ramo, ocorre quando as crianças, adolescentes e jovens passam de uma tropa para outra, de Lobinho (7 a 10 anos) para Escoteiro (11 a 14 anos), depois vão para a tropa Sênior (15 a 17 anos), seguem para os Pioneiros (18 a 21 anos), e tornam-se Tropa Voluntários, quando completam 21 anos”.

Danilo reforça que o propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento. “Especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades”. Ele também aproveitou a oportunidade para elogiar o Parque do Basalto. “O local está muito bem organizado, com uma estrutura impecável e é um ótimo local para se trabalhar a educação ambiental”.

Além das atividades programadas pelo Grupo Escoteiro, as tropas conheceram o Centro Municipal de Educação Ambiental, onde foram recepcionados pelo professor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Alexandre Ferrari, que contou sobre a história do parque, sua origem enquanto uma pedreira na cidade de Araraquara, bem como sobre as atividades Educativas que são desenvolvidas no local.

Segundo Alexandre Ferrari, a integração do CMEA-Basalto e do Grupo Escoteiro vem justamente contribuir para essa formação integral e responsável de crianças, jovens e adultos frente aos desafios ambientais que a humanidade atravessa, “Sensibilizando, conscientizando e mobilizando as novas e futuras gerações para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável”.

Cabe lembrar que o Centro Municipal de Educação Ambiental-Basalto atende visitas agendadas para grupos de moradores, instituições, comércio e indústria, além de toda rede educacional da cidade. Para mais informações ou realizar o agendamento de uma visita os contatos são: E-mails: cmea.basalto@educararaquara.com ou [email protected].gov.br; ou pelo telefone/whatsapp do Parque do Basalto, que é (16) 3331-4866.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.