Meio Ambiente leva educação ambiental para o Dia do Brincar neste domingo (28) no Parque Infantil

0
458

Entre as atividades, será realizado plantio de mudas de pau-brasil, trilha ecológica, dinâmica “O Rio Começa Aqui” e ações de sensibilização ambiental 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade vai levar educação ambiental para a 15ª edição do Dia do Brincar, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, neste domingo (28) no Parque Infantil, das 8h às 12 horas, com toda a programação gratuita.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, autor da lei municipal Nº 6.795, de 2 de junho de 2008, que instituiu o Dia Municipal do Brincar, destaca que as atividades vêm ao encontro do objetivo desse dia. “Vamos utilizar da cultura do brincar para levar educação ambiental às crianças, promovendo a troca de experiências por meio de atividades lúdicas”, ressalta.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que na programação estão o plantio de duas mudas de pau-brasil e trilha ecológica. “Estaremos contextualizando o ciclo do pau-brasil no país com as crianças e vamos realizar uma trilha ecológica para que elas encontrem outros exemplares da espécie no parque”.

De acordo com o gerente, também será realizada a dinâmica “O Rio Começa Aqui”, com o objetivo de sensibilizar as crianças para o descarte regular de resíduos e efluentes diversos. “É importante que elas saibam que, com a chuva, esses resíduos deixados em calçadas e vias públicas acabam sendo levados aos recursos hídricos superficiais, ou seja, os rios, córregos e ribeirões, que integram as diversas bacias hidrográficas da área urbana””, adianta, acrescentando que também serão desenvolvidas ações de sensibilização ambiental para os pais. “Nossos técnicos estarão presentes prestando orientações sobre descarte de resíduos sólidos, prevenção e combate às queimadas urbanas, biodiversidade e a importância dos gambás”.

Dia Municipal do Brincar

Além das atividades da Secretaria Municipal da Cultura, o Parque Infantil receberá diferentes atividades culturais e esportivas, além de campanhas educativas.

O Dia Municipal do Brincar tem por objetivo o resgate e a valorização da importância do brincar na vida das crianças, assim como dos jovens, adultos e idosos, e as contribuições da cultura do brincar para os diferentes aspectos do desenvolvimento humano, promovendo a troca de conhecimento e o estímulo à criatividade.

A realização do Dia do Brincar conta com a participação de diversas instituições que levam para a praça diferentes atividades da cultura do brincar, com oficinas de artes, leitura, estações universitárias (fisioterapia, nutrição, pedagogia, farmácia, educação física), além de atividades esportivas como capoeira.

Além de um dia de informação e lazer para toda família, o Dia do Brincar também vai promover campanhas de conscientização, educativas e de vacinação contra a Covid-19 e Influenza.

O evento contará também com uma campanha especial de adoção de animais, que acontece no mesmo horário no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizado no próprio Parque Infantil.

O Parque Infantil está localizado na Rua São Bento, entre a Avenidas Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Dia do Brincar

Local: Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Data: domingo (28 de maio)

Horário: das 8h às 12 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.