Meio Ambiente e Defesa Civil realizam treinamento sobre drones             

0
410
Foto: Tetê Viviani - Treinamento sobre drone com aulas teóricas e práticas nas antigas oficinas da CTA.
Com carga horária de quatro horas e trinta minutos, na sexta-feira (14), servidores das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública (Defesa Civil) participaram de treinamento sobre fundamentos e pilotagem de drones no trabalho de monitoramento e fiscalização de áreas urbanas e rurais.
Na parte teórica, apresentada de manhã no auditório da antiga CTA, no Jardim Primavera, região central de Araraquara, o agente técnico de Serviços Públicos Tiago Sant’Ana de Oliveira abordou a origem, evolução e a legislação pertinente aos avanços das aeronaves não tripuladas. Outro tópico mencionado foi a formalização aos órgãos controladores: Anac, Anatel e Decea Sarpas.
No período da tarde, o treinamento contemplou os primeiros passos de decolagem, navegação e aterrissagem da aeronave, com as devidas precauções, em lugar isolado ao lado das antigas oficinas da CTA.
O guarda civil municipal e agente da Defesa Civil Marcelo Somensati assimilou bem as instruções do treinamento e não teve dificuldades no primeiro contato com o controle remoto do drone. “Achei bem intuitivo e agora temos que praticar mais para ter mais segurança. O drone será muito útil para a Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura”, resumiu.
A agente de fiscalização ambiental Mônica Francisco Lago também realizou o primeiro voo com tranquilidade e confiança. “O drone é uma ferramenta importante para nós monitorarmos grandes áreas. Com ele conseguimos ampliar a vistoria e de uma forma mais ágil para atender melhor as demandas”, disse a fiscal.
O secretário municipal José Carlos Porsani, da pasta ambiental, destacou a união das secretarias municipais no monitoramento e fiscalização das áreas de preservação permanente e de recursos naturais do Município. “O nosso trabalho é realizado em conjunto, Meio Ambiente e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, e avançamos com o treinamento de drone ao compartilhar essa ferramenta importante”, ressaltou o secretário.
Também colaboraram com o treinamento o gerente de educação ambiental Valter Iost, e o coordenador da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gelson Dantas.
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.