Douglas Braz (*)
O deputado estadual Roberto Massafera conseguiu o apoio da Assembléia Legislativa para um projeto de lei que obriga as empresas a manterem em seu quadro até 20% de trabalhadores com mais de 40 anos.
O projeto de lei do deputado federal Vanderlei Assis, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entretanto, Roberto Massafera aprovou uma moção de apoio na Comissão de Relações do Trabalho, posicionando a Assembléia Legislativa favoravelmente. Segundo Massafera, o mercado de trabalho tem sacrificado os profissionais experientes, substituindo-os por jovens trabalhadores com salários mais baixos. Diz acertadamente que esta lógica dificulta a reinserção profissional daqueles que tem mais de 40 anos.
"É preciso atentar para o fato de que a população está envelhecendo, o que torna imprescindível aproveitar o trabalho de quem tem mais experiência, de forma que a capacidade produtiva dessas pessoas seja valorizada e que sejam tomadas medidas de estímulo para que as empresas mudem a política de pessoal", justifica o parlamentar da região central do Estado de São Paulo.
A moção de apoio está sendo encaminhada ao presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves, ao da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; aos líderes partidários do Congresso a todos pedindo urgência na votação desse projeto.
(*) É assessor de imprensa.