Mario Sergio Cortella participa do Ciclo de Palestras “Diálogos com Paulo Freire”

0
495

Atividade desta sexta integra a programação que presta homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira

O filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mario Sergio Cortella participará nesta sexta-feira, 8 de outubro, às 19h30, da palestra “Mudar é complicado? Acomodar é perecer”, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Secretaria Municipal de Educação e também pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Educação no Facebook, onde o vídeo também será postado posteriormente para visualização.
A atividade integra o Ciclo de Palestras “Diálogos com Paulo Freire”, programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Araraquara para celebrar o filósofo e educador brasileiro que completaria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021. Patrono da educação brasileira, ele inspira a agenda que é oferecida durante todo o segundo semestre com o objetivo de reafirmar a defesa da educação pública, democrática, plural e de qualidade social.
A homenagem a Paulo Freire teve início com o Desfile Cívico de Aniversário de Araraquara, no dia 22 de agosto, que contou com o tema “Araraquara 204 Anos: Tempos de Esperançar – Viva o Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira”, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da Prefeitura. O vídeo está disponível para visualização nessas redes. A palestra desta sexta-feira é a quarta do ciclo. A primeira foi “A presença dos jovens na da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ministrada pela Profª Drª Maria Clara Di Pierro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a segunda foi “O legado de Paulo Freire e o futuro da democracia”, ministrada pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP) e a terceira foi “Vivências democráticas na escola: possibilidades do trabalho de Paulo Freire”, com o Prof. Dr. Ulisses Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
A agenda de palestras aborda diversos temas relacionados à educação e tem a presença confirmada dos professores Rudá Ricci (Instituto Cultiva), Nilma Lino Gomes (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos em 2015 e 2016) e Sérgio Haddad (Instituto Ação Educativa, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul).
A iniciativa, organização e realização são da Secretaria Municipal da Educação e do Conselho Municipal de Educação, e têm como parceiros a Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e a Coordenadora Executiva de Direitos Humanos.
Para quem não viu ou quer rever, todas as palestras anteriores estão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação.

PRÓXIMAS PALESTRAS

08 de outubro – das 19h30 às 20h30
“MUDAR É COMPLICADO? ACOMODAR É PERECER!”
Prof. Dr. Mario Sergio Cortella

27 de outubro – das 19h às 20h30
“PAULO FREIRE NA SALA DE AULA”
Prof. Dr. Rudá Ricci – Instituto Cultiva

10 de novembro – das 19h às 20h30
“PAULO FREIRE E A INDIGNAÇÃO CONTRA A OPRESSÃO”
Profª. Drª. Nilma Lino Gomes
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR (2015) e Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)

24 de novembro – das 19h às 20h
“PAULO FREIRE, SUA VIDA, SEU PENSAMENTO”
Prof. Dr. Sérgio Haddad – Instituto Ação Educativa.
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.