O Diretório do PT fez a denúncia que deu origem à sentença condenatória que chega a suspender direitos políticos por três anos e dever de pintar prédios públicos com pigmento diferente do amarelo.
O Brasil é um país de contraste. Num só dia são conhecidos fatos absurdos e (em tese) criminosos, tendo como agentes pessoas de diversos segmentos, desde o iletrado até aos portadores de diploma de nível superior. Se fechar o ângulo, quantos crimes são praticados na região de Araraquara? Desde a mãe que furta um pacote de bolacha (crime de bagatela), infelizmente presa mesmo afirmando que não aguentava ver seu filho chorar de fome. Até outros atos ilícitos maiores e nem sempre de autoria conhecida. Algumas ocorrências, no entanto, deixam a população revoltada, frustrada e com a auto-estima em indiscutível baixa que chega a beijar a terra. Por exemplo, crianças ou adolescentes jogadas aos braços de desalmados que visam equilibrar seus instintos bestiais, que desilusão não mesmo? Não vamos ocupar o espaço com ações delituosas, elas são reiteradas no dia-a-dia pelos jornais, rádio e televisão. Qualquer pessoa conhece uma penca delas. Interessa sublinhar o uso do Judiciário por pequenas questões (algumas de caráter subjetivo como essa fincada em promoção pessoal ao usar o pigmento amarelo), mas, pelo dever jurisdicional acabam ganhando a atenção do Estado-Juiz. Advogados, Promotores e Juizes constroem o tripé para cumprir sua obrigação processual, no contexto das normas legais.
Condenado
Pela cor
A televisão, na noite de quarta-feira (25), após duas chamadas para motivar a audiência, informa que o ex-prefeito de Boa Esperança do Sul, Osvaldo Ferrari, conhecido pelo apelido de Marelo foi condenado a pintar os prédios públicos que receberam a tinta amarela e, além de multas, fica assentado que os seus direitos políticos serão suspensos pôr três anos.
Recurso
A sentença a quo, isto é, de Juiz da Comarca de Ribeirão Bonito, certamente será objeto de recurso junto aos Desembargadores, mas, tudo isso serve basicamente para reafirmar nosso ponto de vista: aciona-se o Judiciário super-ocupado, estressado com centenas de causas de vital importância, de real interesse dos cidadãos para agasalhar uma briguinha sem pé nem cabeça, de essência inquestionavelmente político-partidária.
No caso, para garantir a isonomia, o direito igual aos jurisdicionados, é bem certo que o PT – desfraldando a bandeira do direito, da honestidade e da moralidade – deverá ingressar em Juízo para denunciar o prefeito Antonio Nelson Rosim. E, no frigir dos ovos, nesse ritmo de visível perda de tempo ficamos aguardando um prefeito que goste do rosa-choque. E, sem preconceito, que mal haveria nessa pigmentação? Nenhum… só que preferencialmente seja adotado por uma representante do gênero feminino que, a cada dia, se mostra mais capaz e sensível à solução dos problemas que se originam na relação humana. E que o PT retorne com nova ação que, sem querer, acaba rimando com mensalão. Não é verdade?
Um trabalho
importante
O prefeito atual, Antonio Nelson Rosim, durante a última campanha eleitoral fez uma série de promessas, não fez? Está cumprindo todas elas? Isso interessa aos partidos políticos, aos líderes da comunidade ainda mais quando os vereadores estão ao lado do prefeito e sempre prontos a dizer “sim”. Seria esse o caso real em Boa Esperança do Sul?
Então, vamos usar o direito de jurisdicionados para aumentar e tornar mais visível o espírito de cidadania. Assim, a gente cresce. (G. Polezze)