Márcia Lia destaca necessidade da redução de agrotóxicos

0
631

Deputada fala sobre o Dia de Controle da Poluição por Agrotóxicos destacando a necessidade de um Plano Estadual de Redução de Agrotóxicos no Estado

A deputada estadual Márcia Lia, coautora do projeto de lei 1227/2019, que institui a Política Estadual de Redução de Agrotóxicos (PERA), destacou a necessidade de acelerar a tramitação do PL na Assembleia Legislativa, ao falar sobre o Dia de Controle da Poluição por Agrotóxicos, neste 11 de janeiro.
Como contribuição importante ao debate do PL 1227/19, especialmente sobre a competência do Estado em legislar sobre essa matéria, a deputada anexou Nota Técnica assinado pela defensora pública do Estado e coordenadora-geral do Fórum Paulista de combate aos Impactos de Transgênicos e Agrotóxicos e pela Procuradora do Trabalho e coordenadora-adjunta do Fórum Paulista, Marcela Monteiro Dória e Lígia Mafei Guidi que é coordenadora do Fórum Paulista e Defensora Pública do Estado de São Paulo.
No documento, elas argumentam não haver empecilhos para que Estados e municípios legislem sobre políticas de agrotóxicos e transgênicos, mesmo havendo uma política nacional, pois prevalecerá a que contiver dispositivos mais protetivos, “do ponto de vista do meio ambiente e da saúde pública.”
Citam, na argumentação, lei aprovada no município de Tangará-SC, que proibiu o uso, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição em qualquer de suas formas, de herbicidas derivados da composição química de sal dimetilamina do ácido 2,4 diclorofenoxiacético. Tal decisão foi referendada no Supremo Tribunal Federal, de acordo com a Constituição Federal.
“É de extrema importância que esse projeto de lei seja aprovado pela Alesp, pois ele trata de assuntos atuais de extrema urgência. Todo brasileiro precisa ter no prato um alimento mais saudável, por isso é importante que tenhamos uma política pública que ajude na redução do uso de agrotóxicos, da preservação dos rios e solo”, destaca a deputada estadual Márcia Lia. (Assessoria de Comunicação da deputada estadual Márcia Lia – Site www.marcialia.com.br)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.