Mapa mental online pode facilitar o trabalho híbrido

0
385
Foto: Rodnae Productions/Pexels

Com a popularização dessa modalidade, a ferramenta pode auxiliar planejamentos, projetos, brainstorming e soluções de problemas nas empresas. 

O mapa mental online pode integrar equipes e facilitar o trabalho híbrido como uma ferramenta de gestão de ideias e de projetos. Com a popularização dessa modalidade de jornada, ações como planejamentos, projetos e brainstorming de uma empresa podem requerer organização específica para que sejam apresentadas e integradas a todos os colaboradores envolvidos, mantendo a produtividade.

Impactos diretos nas relações de trabalho foram percebidos com a pandemia da Covid-19. Dentre as transformações vividas nos últimos dois anos, algumas das que vieram para ficar, mesmo após o controle da crise sanitária, é o modelo híbrido, que alterna atividades presenciais e remotas.

De acordo com uma pesquisa do Google Cloud, encomendada pela empresa de consultoria IDC Brasil, a maioria dos profissionais brasileiros, 59%, prefere que o trabalho híbrido seja mantido. Das empresas, 43% vão continuar com esse modelo, mesmo quando a pandemia acabar. O levantamento foi feito entre 2020 e 2021 e entrevistou cerca de 900 colaboradores nacionais.

O novo cenário, contudo, coloca desafios para a gestão empresarial, que precisa estar atenta às ferramentas de gestão que podem auxiliar o cotidiano profissional do mundo corporativo.

Ferramenta para colaboração online

Conforme o relatório “A próxima grande ruptura é o trabalho híbrido – estamos prontos?”, divulgado pela Microsoft em 2021, há sete tendências do trabalho híbrido que todo líder deve conhecer.

De modo geral, o levantamento – que integra o Índice de Tendências do Trabalho – indica que os líderes precisam ver o trabalho híbrido de maneira diferente do tradicional, em vez de tentar geri-lo como se partisse dos mesmos pressupostos. É necessária, portanto, uma reformulação de antigas suposições.

Juntos às principais tendências, o estudo aponta cinco estratégias que podem ajudar os gestores a darem início às mudanças necessárias. Elas incluem criar um plano para orientar os funcionários sobre a rotina de trabalho flexível, investir em espaços e tecnologia para unir o mundo virtual ao presencial e combater o esgotamento digital, com pausas, redução da carga horária e uma cultura de equilíbrio.

Além disso, priorizar o capital social e uma cultura de apoio e repensar a experiência do funcionário para atrair os melhores e mais diversos talentos para a equipe também são ações mencionadas pela pesquisa para viabilizar o trabalho híbrido.

Ferramentas como o mapa mental podem compor estratégias de criação de um plano que oriente os colaboradores, à medida em que ele proporciona uma melhor visualização de processos e ideias. Por uma plataforma para mapa mental, é possível ter acesso a modelos tecnológicos específicos para cada tipo de intenção e atividade proposta.

O que é um mapa mental?

O mapa mental é uma representação gráfica com origem a partir de uma ideia central à qual outras informações se articulam. Semelhante a um neurônio ou a uma árvore, a estrutura formada conta com galhos e raízes. Esse esquema funciona de maneira parecida com o cérebro humano, fazendo a organização dos dados por associação.

Criados e conceituados pelo psicólogo e escritor inglês Tony Buzan, os mapas mentais objetivam organizar a gestão de conhecimentos conforme os processos humanos, para otimizar a compreensão de ideias e potencializar a absorção de aprendizados por meio de diagramas sistematizados.

Nesse esquema, cada item contém apenas uma pequena frase ou palavra. Sendo assim, o que concede formato à organização aplicada nesse tipo de diagrama é o pensamento encadeado. Links, elementos gráficos, cores diversas e imagens podem ser utilizadas no mapa mental para facilitar a compreensão e a memorização das informações articuladas.

Essa ferramenta, atualmente, é usada para estudos e aprendizagem geral, que evidenciam a relação de ideias com um tema central. O uso do mapa busca organizar conceitos e informações de maneira fluida e simples, facilitando a seleção e a apresentação do que é mais relevante para o processo em questão.

Uso prático dos mapas mentais

Visualizar ideias que seriam facilmente discutidas em um encontro presencial pode ajudar os membros de grupo de trabalho a acompanhá-las virtualmente. Isso porque o mapa mental é uma ferramenta que permite o entendimento de como insights e conceitos relacionados estão conectados uns aos outros.

Líderes podem utilizar, por exemplo, um mapa que mostre sugestões interligadas, e apresentá-lo durante uma reunião online.

A elaboração de mapas mentais virtuais serve ainda para entender e solucionar um problema ou desafio, propor debates entre a equipe, coletar e organizar ideias de colaboradores diferentes, tomar notas e organizar listas de tarefas.

(Luiz Affonso Mehl – Analista de Link Building – www.expertamedia.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.