Com uma estrutura modelo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Gilda Rocha de Mello e Souza", do Jardim Indaiá, foi inaugurada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito Edinho Silva. A escola recebeu um investimento de R$ 2 milhões. Grande parte dos recursos é proveniente do Governo Federal. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a solenidade. Na escola o presidente também deu as ordens de serviço para início das obras do novo contorno ferroviário de Araraquara e do setor de saneamento, todas previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na comitiva presidencial em Araraquara estiveram os ministros da Educação, Fernando Haddad, dos Transportes, Alfredo Nascimento, e das Cidades, Márcio Fortes, além dos deputados federais Ricardo Berzoini e Milton Monti. Acompanharam o evento a presidente da Câmara Edna Martins, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Túbero Silva, a secretária de Educação, Clélia Mara Santos, vereadores, gestores municipais e empresários de Araraquara. Também estiveram presentes os deputados Dimas Ramalho e Roberto Massafera, o ex-deputado Marcelo Barbieri, a filósofa Marilena Chauí e familiares da professora Gilda Rocha, que dá nome à escola.
Lula visitou as salas de aulas e conferiu algumas atividades escolares das crianças. Em discurso, salientou a contribuição de Gilda Rocha para a valorização da mulher e elogiou o modelo de educação colocado em prática pela Prefeitura de Araraquara. "Inaugurar uma escola como esta me enche de alegria, pois estamos dando oportunidade de perspectivas às nossas crianças", disse.
Ex-aluna da Gilda Rocha, Marilena Chauí lembrou da luta da primeira filósofa brasileira contra a ditadura militar e pela consolidação do pensamento feminino no país. O irmão da homenageada, Renato Rocha, enalteceu o trabalho da irmã como intelectual e destacou a preocupação das administrações municipais de Araraquara com o destino da cidade. "Araraquara é privilegiada porque sempre contou com bons administradores e o prefeito Edinho é um grande exemplo disso, essa escola é um orgulho para a educação da nossa cidade", afirmou.
O ministro Fernando Haddad disse que inaugurar uma unidade como a do Jardim Indaiá é motivo de entusiasmo. "Oferecer educação de qualidade a nossas crianças é uma obrigação". (Texto: Priscila).