O projeto Contação do Sesc Araraquara será apresentado neste domingo (8), às 11 horas, na área de convivência interna. A entrada é franca, mas os não-matriculados devem retirar os convites antecipadamente.
O Grupo Polichinelo irá apresentar A Verdadeira História do Lobo Mau, vilão tão temido das histórias infantis, em um espetáculo infantil de bonecos que privilegia a arte de contar histórias.
Ao final, um júri composto de crianças decidirá o destino do vilão.
No ano passado, o Polichinelo participou do Projeto “Os Vilões”, e Márcio Pontes, fundador do grupo, que interpretou o Lobo Mau, decidiu adaptar o espetáculo para o mundo dos bonecos.
Após uma fase de ensaios, confecção de bonecos (ele próprio faz os bonecos com que trabalha) e adaptação de texto, o grupo traz ao palco um Lobo Mau renovado – antes era cínico, impiedoso e covarde; agora, comete erros e tem conflitos.
Dessa vez, Lobo Mau quer mudar de nome e participar de outras histórias, com outros papéis. Quer, eventualmente, deixar de ser o vilão.
O final dependerá do resultado da decisão do júri. O Lobo Mau pode ficar triste ou alegre. “O resultado da votação não é tão importante. Importante, mesmo, é que todos se convencem da importância do vilão, porque sem ele a história acaba. É ele quem cria o conflito na história e ajuda a criança a discernir o que é bom e ruim. Outro aspecto é mostrar para a criançada que é sempre importante ouvir os dois lados”, destaca Pontes.