A repercussão do Pentapaixão supera as expectativas do autor que, embora cabeleireiro, sempre fotografou imagens inclusive na Polícia Técnica de Araraquara.
Pentapaixão, livro do cabeleireiro Dovílio Rodrigues, foi lançado em agosto do ano passado e ganha espaço em jornais inclusive na renomada revista Língua Portuguesa que dedicou três páginas ao assunto.
O escritor Ignácio de Loyola Brandão homenageou Dovílio como “Personagem do Ano”, na edição de 29 de dezembro do jornal Estado de S. Paulo. “Tenho admiração por pessoas obcecadas, por gente que sonha e fixa metas, corre atrás, vive apaixonada, mergulhada em delírios e fantasias, porque sem isso a vida é insuportável”, escreve Loyola Brandão que aprendeu a dar vida à pauta através d’O Imparcial.
Dovílio Rodrigues confessa que “sempre tive uma expectativa, principalmente por ser algo novo, que nunca foi feito por ninguém”. O livro foi lançado com 3 mil exemplares que apresentaram boas vendas e já é estudada e segunda edição. “É uma obra única, ninguém fará outra parecida, nem eu mesmo”, diz com justificado orgulho.
Pentapaixão possui 20 794 palavras que começam com a letra P, já foi mencionado em aula de literatura contemporânea na Unesp e entrará para o Livro Brasileiro dos Recordes. A produção do Jô Soares já mostrou interesse em levar o autor ao programa. Falta o “Gordo” agendar a entrevista que por certo motivará a atenção de seus telespectadores da meia noite.
Vocabulário
O cabeleireiro é fissurado por palavras cruzadas há mais de 20 anos, através delas conseguiu um vocabulário inestimável. “Comecei escrevendo pequenos textos só com meu vocabulário, depois procurei mais palavras no dicionário e fiz o livro. O ‘P’ é a única letra que permite isso e eu usei todas as palavras de todas as áreas”, diz Dovílio mostrando o desgastado dicionário dessa letra.
Recompensa
Dovílio guarda as matérias publicadas sobre o livro e cuidadosamente as expõe num quadro no salão. “Essas são as maiores recompensas. Não consigo descrever a sensação ao ler o que Ignácio de Loyola Brandão escreveu. Foi o presente da minha vida, supera tudo que eu poderia esperar”. (Luiza)
Serviço
O Livro pode ser comprado por R$ 20 na livraria Nobel ou no salão do cabeleireiro, à Rua Itália, 1 838.