Live aborda educação e qualificação para o trabalho

0
339

Atividade desta sexta integra a Programação do Mês da Juventude

Nesta sexta-feira, 27 de agosto, às 19 horas, a Programação do Mês da Juventude apresentará a live com o tema “Educação, Qualificação e Trabalho e Renda”. Essa será a quarta de seis transmissões que abordam temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude, marcada para o dia 24 de setembro e que reunirá, de forma online, prefeitos, vereadores e lideranças jovens.
A live desta sexta será transmitida pelo Youtube da Prefeitura e contará com a participação de Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz e Camila Capacle. Leocardia é araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação, pós-graduada em Educação Especial, graduada em Pedagogia, pós-graduanda em psicopedagogia clínica, habilitada para o magistério é formada em Tutoria Virtual. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas. Já Camila é coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar, é gestora pública, mãe, feminista, antiratista e ativista por um mundo justo e solidário.
A assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, que fará a mediação da live, elogiou a participação das convidadas. “A Camila falará de qualificação, enquanto a Leocardia abordará os assuntos relacionados à educação. Elas fazem trabalhos incríveis e será uma conversa muito interessante, já que esse é um dos eixos mais importantes da conferência, onde vamos tratar como está a educação no Brasil nos dias de hoje”, enalteceu.
As outras lives marcadas abordarão os temas: “Esporte e lazer” (30/08 com Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio da Silva); e “Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade” (31/08 com Danilo Forlini e Gisele Barbosa). Todas essas lives podem ser conferidas no Youtube oficial da Prefeitura. Já a Conferência da Juventude (24/09) e o seu encerramento (25/09) contarão com transmissão ao vivo pelo Youtube e também pelo Facebook da Prefeitura.
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda contou ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico e batalha de hip hop. Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES: PRÉ-CONFERÊNCIAS
Lives temáticas sobre os eixos da conferência da juventude.
Transmissão: Youtube da Prefeitura de Araraquara.

Calendário:
27/08 às 19h – Leocardia e Camila Capacle. Tema: Educação, Qualificação e trabalho e renda;
30/08 às 19h – Roseli Gustavo e Nicoly Aprigio da Silva. Tema: Esporte e lazer;
31/08 às 18h – Danilo Forlini e Gisele Barbosa. Tema: Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade;

PARTICIPANTES

LEOCARDIA CRISTINA REGINALDO DA CRUZ – Araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação, pós-graduada em Educação Especial, graduada em Pedagogia, pós-graduanda em psicopedagogia clínica, habilitada para o magistério e formada em Tutoria Virtual. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas.

CAMILA CAPACLE – Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar. Gestora pública. Mãe. Feminista. Antiratista. Ativista por um mundo justo e solidário.

ROSELI DO CARMO GUSTAVO DA SILVA – Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara/Fundesport e Coordenadora Executiva de Projetos Sociais e Esportivo do Município de Araraquara 2021· Ex-jogadora de Basquete da Seleção Brasileira. Vice-campeã olímpica em Atlanta 1996, Campeã Mundial na Austrália em 1994, campeã Panamericana em Cuba 1991. Defendeu os clubes da Unimep – Piracicaba, Bcn – Osasco, Ponte Preta – Campinas, União Micaelense – Ilha dos Açores – Portugal, Ferrol – Espanha, BRAHE Basket – Suécia.

NICOLY APRÍGIO – Jogadora da Ferroviária. Nascida em Araraquara, ela tem 24 anos e atua como volante. Formada na própria Ferroviária, já passou por Audax e Palmeiras, antes de retornar ao seu time de origem. Participou das conquistas da Copa do Brasil 2014, Brasileiro 2014, Libertadores 2015, Copa Paulista 2019 (pelo Palmeiras) e Libertadores 2020. Pela Seleção Brasileira, conquistou o Sul-Americano Sub-20.

DANILO FORLINI – Doutorando e Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Técnico em Assuntos Educacionais no IFSP e Diretor na Cia. Improvisória de Teatro. Participou como educador e idealizador em projetos de educação política e atualmente pesquisa as áreas de cidadania, democracia, criatividade e teatro.

GISELE HELOISE BARBOSA – Doutora em Ciência Política, associada da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e atua há mais de 10 anos como professora da educação básica.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.