Feliz é aquele que encontrou a sabedoria e alcançou o entendimento, porque a sabedoria vale mais que a prata e dá mais lucro que o ouro. Ela é mais valiosa do que as pérolas e não existe objeto precioso que se iguala a ela. Na mão direita ela tem vida longa, e na esquerda, riqueza e honra. Prov. 3: 13 ao 16.
Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo, passava os dias em seu laboratório tentando encontrar meios de minorá-los.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário, decidido a ajuda-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filhinho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com o rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo: você gosta de quebra cabeça? Então vou lhe dar o mapa do mundo para consertar, aqui esta ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo direitinho! Mas faça tudo sozinho…
Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente. Papai, papai, já terminei todinho!
A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor o mapa que jamais havia visto. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? Filho, como você conseguiu?
Eu não sabia como era, respondeu o menino, mas quando o senhor tirou o papel da revista para recortar eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi ai que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!
Meus amigos se queremos consertar o mundo temos que começar a mudar de atitude, mudarmos interiormente, tratar o semelhante como gostaríamos de ser tratados, em fim, amar o próximo como a nós mesmos! Se queremos ver nossa rua mais bela devemos começar a consertar a nossa própria calçada.
Boa semana a todos. (Padre Fernando Fraga).
Reflexão da Semana
A maior vitória que se pode alcançar é vencer a si mesmo!
(Santo Inácio de Loyola)