Lição de casa: como ajudar seu filho a estudar inglês de forma divertida

0
354
Foto: Freepik

Saiba como incorporar o aprendizado à rotina de lazer das crianças

Aprender um segundo idioma durante a infância oferece vantagens para o desenvolvimento social e cognitivo. O contato com uma língua diferente da nativa amplia o acesso a informações e estimula diferentes habilidades, habilidades consideradas por pedagogos e psicólogos como primordiais nesta fase da vida.

O inglês é a língua mais falada no mundo, usada por mais de 1,2 bilhão de pessoas. Deste total, 60% não nasceram em países que têm o idioma como oficial, segundo dados publicados pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). A procura pelo aprendizado é justificada por sua relevância para o futuro profissional e acadêmico.

Para os pequenos, estudar inglês  é uma forma de conciliar o desenvolvimento saudável com um investimento para o futuro. Também pode ser uma oportunidade de estreitar a conexão com os pais ou responsáveis. Isso porque, além dos estudos em um curso de inglês para crianças, é aconselhável a realização de atividades lúdicas em casa para ajudar na assimilação dos conteúdos.

A psicopedagoga Eliane Dias, em seu trabalho “A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil”, publicado pela revista científica Educação e Linguagem, aponta o lúdico como “uma das estratégias mais bem-sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança”.

De acordo com a especialista, atividades lúdicas desenvolvem capacidades como a memória e a percepção. “As oportunidades do conhecimento oferecidas às crianças têm papel fundamental no desenvolvimento da sua estruturação motora, cognitiva e social”, afirma.

Atividades lúdicas para aprender inglês

Pais ou responsáveis podem incorporar práticas simples na hora de lazer que incentivem o interesse das crianças pelo inglês. As experiências podem se tornar momentos de troca afetiva com as crianças.

Cante músicas em inglês

Há muitas canções infantis que podem auxiliar no aprendizado da criança. Dentre as mais famosas estão “The ABC”, que ensina o alfabeto, e “Finger Family”, que contribui para a familiarização com palavras e frases usuais, como daddy, mommy, brother, sister, “where are you?”, “here I am”, “how do you do?”.

Dependendo da idade da criança, também é aconselhável usar músicas de artistas que ela gosta de ouvir. Uma estratégia é cantar mostrando a letra em inglês e explicando o significado de palavras que ainda são desconhecidas.

Assista a filmes, desenhos e séries sem dublagem

O recurso visual facilita a compreensão do contexto para as crianças. Assista sem dublagem a um filme, desenho ou série que ela já conhece. A técnica ajuda na memória auditiva.

Tenha livros infantis em inglês

O livro é uma estratégia ainda mais completa para fixar o aprendizado das crianças. Ele apresenta a grafia das palavras, permite a prática da pronúncia e oferece o recurso visual como um complemento à imaginação.

Use a tecnologia a seu favor

Recomenda-se que o uso da tecnologia por crianças seja supervisionado. Pais e responsáveis podem aproveitar o momento de lazer para baixar jogos em inglês que contribuam para apresentar novas palavras, além de aplicativos direcionados ao ensino do idioma.

Inclua o inglês nas brincadeiras

Uma forma de naturalizar o contato com o idioma é incorporá-lo à rotina de brincadeiras das crianças. Pular corda contando os números em inglês; colorir falando o nome das cores; brincar de cozinhar dizendo como se chamam as frutas, os ingredientes, as refeições e os utensílios em inglês. É o momento de usar a criatividade.

Para Eliane Dias, “o brincar é uma atividade culturalmente definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil”. No aprendizado de inglês, as brincadeiras são uma forma divertida para assimilar os conteúdos vistos nas aulas do curso.

(Luiz Affonso Mehl – Analista de Link Building – www.expertamedia.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.