A iniciativa da vereadora Edna Martins garante uma “Semana da Leitura” em Araraquara
Um incentivo à formação de cidadãos capazes de intervir em sua própria vida e na vida de sua cidade. Foi assim que a vereadora Edna Martins (PT) defendeu o projeto que cria a “Semana Municipal de Incentivo à Leitura”. A proposta foi aprovada por unanimidade e prevê, em seu artigo 1º, que a semana será comemorada anualmente em outubro e vai integrar o calendário oficial do município. A comemoração, conforme estabelece o artigo 2º, poderá incluir reuniões, palestras, seminários e outros eventos com o objetivo de “promover atividades voltadas ao incentivo à prática da leitura na rede municipal de ensino e nos diferentes espaços do município”.
Ao usar a tribuna para defender o projeto, Edna citou dados alarmantes sobre hábitos da população brasileira. Entre eles, a informação de que 61% dos brasileiros alfabetizados têm pouco ou nenhum contato com os livros. Outra informação importante é que o acesso democrático à leitura é dificultado pelo fato de que 21% das cidades brasileiras não têm bibliotecas públicas, 17% não têm livraria nem biblioteca e 20% não têm internet nem biblioteca. Tão alarmante quanto esses dados é o fato de que as crianças brasileiras são as que mais assistem à televisão no mundo.
Edna reiterou ainda que Araraquara, se considerados os espaços públicos, é uma cidade privilegiada. Entretanto “não adianta ter espaços se as pessoas não têm o hábito da leitura. O projeto não vai resolver tudo isso, mas certamente é um tijolinho nessa construção e espero que ele seja abraçado pelo Executivo e pela Secretaria de Cultura. É uma semana de maior incentivo à leitura, onde teremos menos televisão”, concluiu.
A iniciativa da vereadora Edna foi elogiada pelo vereador Eduardo Lauand (PMDB), que fez um intenso relato sobre a veia cultural de Araraquara. Ele sugeriu que a semana leve o nome de Antonio Cândido, vencedor do maior prêmio de literatura latino-americano e cidadão araraquarense, a partir de um título de autoria do então vereador Domingos Carnesecca Neto. (Texto: Adriana Silva)