A região voltou a se reunir no auditório da Inepar, desta vez para ouvir o presidente Horácio Lafer Piva. Anunciou que os empresários estão sofrendo devido ao custo do dinheiro.
O prefeito Edinho Silva compareceu e participou das dicussões em torno de um tema de interesse geral.
“Em maio deste ano, o Governo Federal deveria ter diminuído a taxa de juros. A economia brasileira cresce em média 2% ao ano. Apenas um terço de sua capacidade. Por outro lado, cerca de 1,5 milhão de jovens entram no mercado de trabalho”, ressalta.
Sobre a política da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Presidente diz: “A Fiesp tem o desafio de transformar a ação em resultado. Aproximar o tempo político do tempo econômico, ou seja: fazer com que a política econômica tenha resultado mais ágil”.
Piva alertou ainda para o deslocamento da receita do sistema produtivo para o sistema financeiro. “É inadmissível que nos últimos anos a receita industrial caiu 80% enquanto que a receita do sistema financeiro (dos bancos) cresceu mais de 130%. Isso é uma anomalia do sistema econômico brasileiro”, finaliza.